Conceito do eu e dapersonalidade - Modulo III
Citação de Roselaine Costa Bezerra em março 13, 2025, 3:50 pmNa teoria freudiana, o conceito de "eu" está atrelado à estrutura psíquica dividida em três instâncias: id, ego e superego. O ego, como instância mediadora, se forma a partir das experiências infantis, dos processos de repressão e das dinâmicas inconscientes que moldam a subjetividade. A pessoalidade, nesse sentido, não é uma essência fixa, mas uma construção em constante transformação, resultado do embate entre os impulsos do id, as exigências do superego e as demandas da realidade externa. Assim, o sujeito nunca é plenamente autônomo, pois sua identidade é atravessada por forças psíquicas que operam de forma inconsciente.
Na teoria freudiana, o conceito de "eu" está atrelado à estrutura psíquica dividida em três instâncias: id, ego e superego. O ego, como instância mediadora, se forma a partir das experiências infantis, dos processos de repressão e das dinâmicas inconscientes que moldam a subjetividade. A pessoalidade, nesse sentido, não é uma essência fixa, mas uma construção em constante transformação, resultado do embate entre os impulsos do id, as exigências do superego e as demandas da realidade externa. Assim, o sujeito nunca é plenamente autônomo, pois sua identidade é atravessada por forças psíquicas que operam de forma inconsciente.