Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Conceito do Eu e Personalidade

Freud sugeriu que nossa psique é dividida em três partes que moldam quem somos:

Id (O Impulsivo): nossa parte biológica e instintiva que quer satisfação imediata de  todos os desejos (fome, prazer, agressão) e não entende a palavra "não". É totalmente inconsciente;

Superego (O Moralista): o oposto do Id. Representa nossos ideais, a moral e as regras da sociedade que aprendemos com nossos pais. Ele nos julga e causa o sentimento de culpa.

Ego (O Mediador): É o que chamamos de "Eu" consciente. O Ego tem a tarefa difícil de equilibrar os desejos malucos do Id com as exigências rígidas do Superego, tudo isso enquanto lida com a realidade do mundo exterior.

Para Freud, a sua personalidade é definida pela forma como o seu Ego lida com essa briga interna: se o Id é muito forte, a pessoa tende a ser impulsiva, egoísta e voltada apenas para o prazer imediato. Se o Superego é muito forte, a pessoa tende a ser extremamente perfeccionista, rígida, cheia de culpas e preocupada com o que os outros pensam.

Uma Personalidade Saudável seria onde o Ego é forte o suficiente para satisfazer o Id de forma realista e ética, sem violar as regras do Superego.

Freud usou a famosa metáfora do Iceberg para explicar que o nosso "Eu" consciente é apenas a pontinha visível. O Consciente, o que você está pensando agora; o Pré-consciente, com memórias que você pode acessar se fizer um esforço e o Inconsciente, que funciona como o "porão" da mente, guardando traumas, medos e desejos reprimidos que influenciam sua personalidade sem você perceber.