Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Conceito do eu e personalidade

Segundo Freud a personalidade do individuo estaria essencialmente formada por volta dos 5 anos, quando já conseguiu desenvolver as estratégias fundamentais para expressar seus impulsos e estas estabelecem o núcleo da sua personalidade. Na fase oral que é formada até os 12 meses  a zona erótica é a boca, alimentação, sucção. Aqui a mãe passa a ser um objeto a parte que causa sua satisfação pela pulsão da fome. Uma fixaçãonesta fase provoca o desenvolvimento de um tipo de personalidade oral, o que ocasionará em uma personalidade otimista, de passividade e dependência. Para Freud, os transtornos alimentares poderiam se dar àsdificuldades na fase oral.

Na fase anal que ocorre entre o segundo e terceiro ano de vida a criança tem o desejo de controlar os movimentos esfincterianos e começa a entrar em conflito com as exigências sociais e hábitos de higiene. Uma fixação nesse pode causar conflitos durante a vida em relação a controle, guardar para si, entregar, organização, teimosia, parcimônia.

Na fase fálica entre os três e cinco anos a zona genital é a área erógena fundamental. Freud defende que a fixação nessa fase pode causar distúrbios comportamentais relacionados á sexualidade,dificuldades no superego (regras sociais).

Na fase de latência de 5 ou 6 anos até a puberdade a libido fica adormecida e os impulsos sexuais são transferidos para outros campos como os estudos, esportes e amizades.

A fase genital é a última da teoria de Freud e nela o indivíduo desenvolve o conhecimento de obter prazer sexual com um parceiro. O indivíduo que não apresenta conflitos nessa fase, preocupa-se com o prazer do parceiro não manifestando egocentrismo que é muito bom para completar o ciclo do desenvolvimentoda personalidade.