Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Conceito do Eu (reconhecimento) e da Personalidade (características da sua formação)

O processo de reconhecimento do Eu se dá pela identificação, Freud.

Prévia:    Segundo Freud - a identificação inicial se dá pelo reconhecimento do próprio corpo, segundo pela internalização das figuras parentais ou/e cuidadores. Antes de se entender como sujeito se vê como parte do outro. E quando do seu desejo por um dos parentais ou/e cuidadores que ele identificará como não possível de ser satisfeito, exemplificado pelo Complexo de Édipo. O que reflete no Supereu é como a criança internaliza as normas, regras e valores das figuras parentais ou/e cuidadores (fase 1) e após 5 anos ela abdica da satisfação edipiana e as proibições externas são internalizadas (fase 2). A imagem do eu pode ser afetada por conflitos inconsciente, levando a idealizações e distorções sobre si.

Personalidade e características de sua formação.

Corpo: No inicio da vida a criança não tem a noção de sua compleição corporal, o que é ele e o outro. Logo passa a entender seus limites, suas sensações internas como a fome e externas como toque da mãe. Da-se a partir dessas percepções e como a criança se sente como seu próprio corpo.

Psíquico: O EU (= EGO) a instancia psíquica que procura equilibrar as exigências do ID, desejos inconscientes e o SUPEREU, normas sociais.

Narcisismo: primeiro a criança se entende como o centro do mundo, logo a após entende que depende do outro para sobreviver e passa a direcionar seu desejo para as pessoas no entorno. Por fim, a criança passa a buscar o olhar do outro.

Defesa: O EU também precisa ter mecanismos de defesa contra a ansiedade e conflitos psíquicos. Os mecanismos são, repressão, regressão, deslocamento, racionalismo, negação, projeção, sublimação e formação reativa.

Freud afirmou que a personalidade é determinada pela interação entre ID - EGO - SUPEREGO, sendo dinâmica e mudando no decorrer da vida conforme sujeito lida com seus desejos, limitações e proibições.

O ID a parte primitiva presente no nascimento, busca satisfação dos desejos imediatos e impulsos, seu funcionamento é inconsciente e não é regido por regras e consequências.

O EGO a parte da realidade que media o mundo externo e o ID, usando como citado acima os mecanismos de defesa a fim de evitar angustia e tambem para se enquadrar na sociedade, mas em suma busca a satisfacao.

O SUPEREU  a parte da moralidade que absorve as regras, normas e valores, julga as acoes, busca a perfeição e gera a culpa quando considera algo errado.