CONCEITO E PRINCIPIOS DA IMAGEM PESSOAL
Citação de Dr. Henrique Alcantara em julho 16, 2024, 12:20 amA imagem pessoal é um conceito complexo que envolve a percepção que temos de nós mesmos, incluindo nossa aparência física, personalidade e papel social. Na psicanálise, a constituição do eu está intimamente ligada à imagem corporal, com momentos-chave como o estádio do espelho. A psicologia social também aborda a imagem pessoal, enfatizando a representação social do eu e a influência de fatores culturais. O corpo é central nessa constituição, com o narcisismo desempenhando um papel importante. Alguns autores, como Dolto, propõem uma visão da imagem corporal como fragmentada e em constante transformação, desafiando a noção de uma imagem unificada. Essa perspectiva inclui a importância do nome próprio na constituição da imagem do corpo. Em suma, a imagem pessoal é um fenômeno complexo que envolve múltiplas dimensões, com a psicanálise e a psicologia social oferecendo abordagens complementares para sua compreensão.
A imagem pessoal é um conceito complexo que envolve a percepção que temos de nós mesmos, incluindo nossa aparência física, personalidade e papel social. Na psicanálise, a constituição do eu está intimamente ligada à imagem corporal, com momentos-chave como o estádio do espelho. A psicologia social também aborda a imagem pessoal, enfatizando a representação social do eu e a influência de fatores culturais. O corpo é central nessa constituição, com o narcisismo desempenhando um papel importante. Alguns autores, como Dolto, propõem uma visão da imagem corporal como fragmentada e em constante transformação, desafiando a noção de uma imagem unificada. Essa perspectiva inclui a importância do nome próprio na constituição da imagem do corpo. Em suma, a imagem pessoal é um fenômeno complexo que envolve múltiplas dimensões, com a psicanálise e a psicologia social oferecendo abordagens complementares para sua compreensão.