Conceito EU da personalidade
Citação de Rosilaine de castro em março 11, 2023, 7:29 pmSegundo FREUD o eu é aquela parte do ID que foi modificada pela influencia direta do mundo externo e que visa aplicar a influencia da realidade externa sobre o ID, Afirmar a origem do eu no id acentua a dimensão de alteridade presente nessa instancia responsável pelos comportamentos razoáveis.
Segundo FREUD o eu é aquela parte do ID que foi modificada pela influencia direta do mundo externo e que visa aplicar a influencia da realidade externa sobre o ID, Afirmar a origem do eu no id acentua a dimensão de alteridade presente nessa instancia responsável pelos comportamentos razoáveis.
Citação de Hudson em março 28, 2023, 1:10 pmEm outras palavras, o "eu" é um produto da relação do "id" com a realidade externa. Dessa forma, afirmar a origem do "eu" no "id" destaca a importância da relação entre o indivíduo e o mundo externo na formação da personalidade. Essa ideia também enfatiza a dimensão de alteridade presente no "eu". Isso porque o "eu" é responsável por traduzir as exigências do mundo externo em comportamentos razoáveis e socialmente aceitos, o que implica em um processo de negociação entre a subjetividade do indivíduo e as exigências da realidade externa. Dessa forma, a noção de "eu" se relaciona diretamente com a capacidade do indivíduo de lidar com a alteridade e com as diferenças presentes na sociedade.
Em outras palavras, o "eu" é um produto da relação do "id" com a realidade externa. Dessa forma, afirmar a origem do "eu" no "id" destaca a importância da relação entre o indivíduo e o mundo externo na formação da personalidade. Essa ideia também enfatiza a dimensão de alteridade presente no "eu". Isso porque o "eu" é responsável por traduzir as exigências do mundo externo em comportamentos razoáveis e socialmente aceitos, o que implica em um processo de negociação entre a subjetividade do indivíduo e as exigências da realidade externa. Dessa forma, a noção de "eu" se relaciona diretamente com a capacidade do indivíduo de lidar com a alteridade e com as diferenças presentes na sociedade.
Citação de CINEIDE NASCIMENTO em novembro 21, 2023, 8:27 pmO eu é o primeiro e acima de tudo um (eu) corporal ,não simplesmente uma entidade de superfície.Ao nascer o ser humano não diferencia os limites de seu corpo,onde as sensações internas e externas encontram-se em completa desordem,seguindo o seu desenvolvimento.A superfície do corpo começa a ser definida ,iniciando assim a constituição do seu esquema e imagem corporal e a estruturação do seu eu,este desenvolvimento ocorre numa ordem dialética,que envolve sempre ele e o outro.O eu surgiria de um princípio de alteridade.A afirmação de Freud de que no id encontra se nossa herança filognética coloca esta instância no discursivo da alteridade.O ego representa a personalidade ,é o (eu) do indivíduo ,que toma decisões e controla ações consideranodo as condições objetivas da realidade (sociedade) e se desenvolve desde o nascimento.
O eu é o primeiro e acima de tudo um (eu) corporal ,não simplesmente uma entidade de superfície.Ao nascer o ser humano não diferencia os limites de seu corpo,onde as sensações internas e externas encontram-se em completa desordem,seguindo o seu desenvolvimento.A superfície do corpo começa a ser definida ,iniciando assim a constituição do seu esquema e imagem corporal e a estruturação do seu eu,este desenvolvimento ocorre numa ordem dialética,que envolve sempre ele e o outro.O eu surgiria de um princípio de alteridade.A afirmação de Freud de que no id encontra se nossa herança filognética coloca esta instância no discursivo da alteridade.O ego representa a personalidade ,é o (eu) do indivíduo ,que toma decisões e controla ações consideranodo as condições objetivas da realidade (sociedade) e se desenvolve desde o nascimento.