Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumPsicanálise: Psicanálise ClínicaConceito do Eu e da Personalidadeconceitos
conceitos
lemeslegal@lemeslegal
14 Posts
#1 · maio 11, 2024, 11:30 pm
Citação de lemeslegal em maio 11, 2024, 11:30 pmNa psicanálise, o conceito de “eu” e de personalidade é um pouco diferente do que você pode estar habituado. Vou simplificar e dar exemplos cotidianos: 1. **Eu (Self) na Psicanálise**: - Na psicanálise, o "eu" refere-se à parte da mente que lida com a realidade externa e interna, tentando equilibrar os desejos do " id" (parte instintiva) com as demandas da sociedade e do "superego" (parte moral). - Um exemplo do cotidiano seria quando você está com fome (desejo do id), mas sabe que não pode comer o bolo inteiro porque é tarde da noite e você já escovou os dentes (limites impostos pelo superego). O "eu" seria responsável por equilibrar esses desejos e limites. 2. **Pessoal
Na psicanálise, o conceito de “eu” e de personalidade é um pouco diferente do que você pode estar habituado. Vou simplificar e dar exemplos cotidianos: 1. **Eu (Self) na Psicanálise**: - Na psicanálise, o "eu" refere-se à parte da mente que lida com a realidade externa e interna, tentando equilibrar os desejos do " id" (parte instintiva) com as demandas da sociedade e do "superego" (parte moral). - Um exemplo do cotidiano seria quando você está com fome (desejo do id), mas sabe que não pode comer o bolo inteiro porque é tarde da noite e você já escovou os dentes (limites impostos pelo superego). O "eu" seria responsável por equilibrar esses desejos e limites. 2. **Pessoal
Clique para não gostei.0Clique para gostei.0