Conceitos de representação e imagem pessoal
Citação de Dayma Rojas Leon em agosto 25, 2024, 10:29 pmNeste módulo, aprendi que as representações sociais são elementos cognitivos desenvolvidos socialmente que ajudam na construção de uma realidade comum, favorecendo a comunicação. Elas visam a elucidar vários fenômenos coletivos, levando em conta o ponto de vista individual. Também me aprofundei no conceito de imagem e no estágio do espelho, no qual, por meio da identificação com o outro, a criança pode se reconhecer e se distinguir, momento em que ocorre a constituição do eu. Isso marca o momento em que a criança começa a diferenciar seu corpo e o mundo exterior com base em sua imagem corporal. A identificação do sujeito com a imagem é muito importante, pois permite que a criança conquiste, nesse momento, a autenticação e o reconhecimento dessa imagem como um sujeito.
Neste módulo, aprendi que as representações sociais são elementos cognitivos desenvolvidos socialmente que ajudam na construção de uma realidade comum, favorecendo a comunicação. Elas visam a elucidar vários fenômenos coletivos, levando em conta o ponto de vista individual. Também me aprofundei no conceito de imagem e no estágio do espelho, no qual, por meio da identificação com o outro, a criança pode se reconhecer e se distinguir, momento em que ocorre a constituição do eu. Isso marca o momento em que a criança começa a diferenciar seu corpo e o mundo exterior com base em sua imagem corporal. A identificação do sujeito com a imagem é muito importante, pois permite que a criança conquiste, nesse momento, a autenticação e o reconhecimento dessa imagem como um sujeito.