Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Conceitos e princípios da Imagem pessoal segundo Freud e Lacan

Freud e Lacan abordam a questão da imagem pessoal de maneiras diferentes, embora ambos discutam aspectos importantes da psique humana relacionados à identidade e à imagem de si mesmo.

Conceito de Imagem Pessoal segundo Freud:

Sigmund Freud não desenvolveu uma teoria explícita da imagem pessoal, mas suas ideias sobre o ego, o id e o superego são fundamentais para entender como ele aborda a identidade e a percepção de si mesmo. Para Freud:

1. Ego (Eu): É a parte da psique que lida com a realidade e ajuda a mediar entre os impulsos do id (instintos) e as exigências do mundo externo. O ego desempenha um papel crucial na formação da identidade e na maneira como uma pessoa se percebe.
  2. Identificação: Freud discute a identificação como um processo psicológico fundamental, onde os indivíduos internalizam características de outras pessoas significativas (como pais ou figuras de autoridade) como parte do desenvolvimento da personalidade e da autoimagem.

Princípios da Imagem Pessoal segundo Freud:

• Complexo de Édipo: Freud postulou que o desenvolvimento psicossexual infantil, particularmente o complexo de Édipo, desempenha um papel importante na formação da identidade e da imagem pessoal. O modo como uma criança resolve o complexo de Édipo pode afetar profundamente sua autoimagem e relacionamentos posteriores.
  • Defesa: Freud também introduziu o conceito de mecanismos de defesa, como a negação, a projeção e a sublimação, que influenciam como as pessoas percebem a si mesmas e protegem suas identidades contra ameaças internas e externas.

Conceito de Imagem Pessoal segundo Lacan:

Jacques Lacan, por outro lado, desenvolveu uma teoria psicanalítica que enfatiza a linguagem e o simbólico na formação da identidade e da imagem pessoal. Para Lacan:

1. Espelho: O conceito central de Lacan é o "estádio do espelho", onde a criança, ao se ver no espelho pela primeira vez, forma uma imagem unificada e idealizada de si mesma. Esse momento é crucial para o desenvolvimento da identidade e da autoimagem.
  2. Imagem do Corpo: Lacan argumenta que essa imagem do corpo, formada no estádio do espelho, é uma construção psicológica que influencia profundamente como uma pessoa se percebe e se relaciona com os outros.

Princípios da Imagem Pessoal segundo Lacan:

• Simbólico e Imaginário: Lacan distingue entre o simbólico (a ordem da linguagem e dos significantes) e o imaginário (a ordem das imagens e das identificações visuais). A imagem pessoal é formada dentro dessa interação entre o simbólico e o imaginário.
  • Desejo e Identificação: A identidade pessoal, para Lacan, está intimamente ligada ao desejo e às identificações imaginárias e simbólicas que uma pessoa desenvolve ao longo de sua vida.

Portanto, enquanto Freud enfoca mais os processos internos e a dinâmica psicológica do ego e das identificações, Lacan traz uma perspectiva mais estrutural e linguística, destacando como a imagem pessoal é construída através de interações simbólicas e imaginárias. Ambos os pensadores oferecem insights valiosos sobre como a psique humana forma e mantém uma imagem de si mesma.

Marcia Maria Bentes Perdigao, Karine de Oliveira Souza and le-araujo@hotmail.com have reacted to this post.
Marcia Maria Bentes PerdigaoKarine de Oliveira Souzale-araujo@hotmail.com

Concordo com sua reflexão sobre imagem pessoal, destacando a importância dos estudos de Lacan sobre imagem corporal, onde o estádio do espelho traz a primeira identificação do eu, baseado na imagem corporal, concebida a partir da visão do outro. Antes desse momento, a criança ainda não tem a percepção de seu eu separado do meio externo. Suas percepções estão embaralhadas com o corpo da mãe, numa fase narcisista primária.

Uma reflexão sobre o tema é a importância do ouvir não é só a imagem, o espelho, todos os sentidos se conectam na primeira infância desde sua concepção,  mesmo de forma inconsciente da criança.

Os sentidos vão se desenvolvendo ao longo da primeira infância como gosto, cheiro, etc.

Concordo com o texto citado na visão de Lacan e Freud, cada um tem sua pontuação sobre o EU e a imagem, porém sabemos a complexidade do ser humano diante do sei EU e o que o rodeia são diversas informações desde a primeira infância até o final da vida.