Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Condicionamento Clássico e Condicionamento Operante

CONDICIONAMENTO CLÁSSICO

O organismo exibe uma resposta devido ao estímulo específico e identificável.Precisamos procurar primeiro o estímulo que gere espontaneamente em organismo uma determirnada resposta.Exemplo: pegamos um pedaço de carne,pois ele gera num cão a resposta da salivação.Estamos novamente diante de uma relação reflexa.A carne é o estímulo que gera resposta da salivação no cão. Até aqui não criamos nenhum condicionamento.A resposta da salivação nessa situação e6uma resposta incondicionavel,ou seja,ela ocorre naturalmente.A carne,portanto,é um estímulo incondicional,que gera resposta incondicionada da salivação.Semelhante ao caso da cebola que provoca lagrima.Tudo natural e espontâneo.O objetivo é criar um condicionamento.Queremos que o cão salve mesmo sem o estímulo da carne.O próximo passo é atrelar o estímulo neutro ao estímulo da carne.O estímulo neutro é  aquele que não gera nenhuma resposta no cão,por exemplo:o barulho de uma sineta que o cão desconhece,esse estímulo é neutro.

CONDICIONAMENTO OPERANTE

O comportamento não é eliciado,ele não é  provocado por um determinado estímulo,ele é emitido.

Resposta emitida:ela simplesmente aparece.Se não há um estímulo específico,eliciando a resposta,então onde a resposta emitida vem?Segundo Skinner,ela vem do nosso histórico pessoal de experiências que foram forçadas no passado.

Skinner

"Noite passada eu fui no Teatro.Eu poderia lhe dizer que tive vontade de ir,que me ocorreu a ideia e eu fui.Eu também poderia lhe dizer,do meu ponto de vista profissional,que quando fui ao teatro em Londres,eu já tinha sido bastante reforçado,ou seja,coisas aconteceram,que aumentaram a probabilidade de eu ir ao teatro,estando em Londres.E essa seria a explicação que eu daria.Eu diria,que ela também explica porque a ideia de ir me ocorreu e porque eu senti vontade. Então,o propósito de Eu ir ao teatro,revelou -se ser a consequência,de eu ter ido ao teatro no passado."

 

 

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱