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Conhecimento do módulo II

A criança somente passa a se reconhecer como identidade única e presente, a partir do Estadio do Espelho. Ver e identificar seu corpo traz um registro de presença, de reconhecimento da sua existência. Seja quem for o sujeito que interaja no momento do espelho, este será responsável pela sadia estruturação deste conceito na criança. pode ser que este reconhecimento não aconteça de imediato, mas é a porta da formação da estrutura do autorreconhecimento e da formação da identidade pessoal. Este momento é crucial na formação da auto identidade, podendo ser traumático ou distorcido se mal conduzido pelo interagente.

Neste tomo, Conceito e princípios da imagem pessoal, foi abordada a constituição do eu na teoria psicanalítica, a partir de Freud, Lacan e Dolt, numa tentativa de relacionar o corpo e sua identificação com a imagem, com foco nos princípios da psicanálise para a constituição psíquica e existencial do sujeito. Nele aprendemos que o homem somente se reconhece como identidade prima e ciente a partir do estágio do espelho.

Ao se reconhecer na própria imagem, busca fora do espelho, uma confirmação através do interagente que se tornará o responsável pela sua identificação consigo próprio e pela identificação com o outro. A partir desta compreensão podemos entender que o espelho dessa experiência, não é simplesmente um espelho, mas tudo aquilo que é capaz de devolver para a criança a construção plena de sua imagem como ser humano num todo.

Ao se contemplar no espelho, pode ser que o reconhecimento, na sua totalidade, não aconteça de imediato, mas é a porta de entrada do autorreconhecimento e da formação da identidade pessoal. Este momento é único, impar e crucial, podendo ser traumático ou conturbado, quiçá distorcido, se mal conduzido pelo interagente.