Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Conhecimentos Adiquiridos sobre principios da imagem pessoal

Aprendi através de Freud que o ego é o representante da personalidade , é o "eu" do indivíduo; ele toma decisões e controla nossas ações, considera as condições objetivas da realidade e que se deselvolve desde o nosso nascimento.Aprendi também que nossa "vida intencional" tem outros sentidos e que entre a certeza da consciencia e o verdadeiro saber se instala o inconsciente que Freud descobriu! O inconsciente veio a tona através da análise dos sonhos, atos falhos e lapsos.Ao abordamos o "eu" na psicanalise; é percorrer o caminho da metapsicológica.

Compreendi também o estado de desamparo do ser humano ao nascer, com sua incapacidade de lidar com estimulos e  com suas próprias forças remover o excesso através da satisfação, e que esta é uma das principais tarefas atribuidas a psique que acompanhara o individuo pelo resto da vida.

Lacan desenvolveu abordagem de que o eu pode ser compreendido como a instancia do imaginário durante o estadio do espelho.

Dolto classifica as diferenças funndamentais entre a imagem do corpo e o esquema corporal sendo que a imagem do corpo é o princial elemento que constitui nosso "eu" .

A estrutura da personalidade é composta do id , ego e superego.

Aprendi também que o estádio do espelho fundamentalmente trata do momento de constituição do eu, da identidade, do momento em que se estabelece a diferenciação entre o eu e o outro, em que ocorre também o delineamento das bordas e dos limites do nosso corpo.Quanto a  "imagem" ela tem um caráter de esquema, um mapa cognitivo e uma disposição espacial e que o ato da "compreensão cognitiva" se dá a partir da vivência pessoal.

Elaine Januario has reacted to this post.
Elaine Januario

Amei. Aprendi mais com você do quê com os artigos do material complementar.

Aprendi um pouco de cada  um e de suas analises, Freud,Lacan e Dolto.

Freud :que o ego representa personalidade o eu de cada individuo,sentidos entre a consciência e o saber , atraves  analise do sonho Freud  descobre o inconsciente  , sua abordagem e percorrer o caminho da metapsicologia , e o desempenho do ser e como cada um lida como sua psique.

Em Lacan no espelho desenvolve a abordagem do eu .

em Dolto o esquema corporal, sendo a imagem do eu a principal.

A estrutura da personalidade é composta por ID,EGO,SUPEREGO.

O  que mais marcou foi  que no espelho se constitui o eu, da identidade a qual encontramos o diferencia do eu e do outro.

Andréa El has reacted to this post.
Andréa El

APRENDI QUE CADA UM TEM UM TIPO DE ANALISE E QUE AO FINAL TODAS ELAS VISA A CONSTITUIÇÃO E A IDENTIFICAÇÃO DE CADA INDIVÍDUO.

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱