Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Conhecimentos adquiridos 2

De acordo com o material estudado, para a psicologia social as representações produzem sentidos aos comportamentos. Quando Freud desenvolveu a sua 2° tópica - teoria do aparelho psíquico, diferentemente da 1°, ouve um acréscimo, sendo o ego o representante da personalidade, é o eu do indivíduo. Lacan influenciado por Freud desenvolveu a instância do imaginário que é a fase do estádio do espelho, esta é uma fase de identificação. Percebi que Dolto diferenciou a imagem do corpo que é de ordem simbólica do esquema corporal em que o indivíduo é o representante da espécie humana. Dolto também escreve sobre a imagem do corpo inconsciente, sendo uma representação psíquica primária. Já a teoria das representações sociais, tem como propósito tornar algo desconhecido em conhecido, para isto pode utilizar algo já estabelecido. interessante observar que o corpo para a psicanálise, conforme descrito no material didático, é o erógeno de Freud, o eu para ele é um eu corporal e devemos considerar em sua constituição as pulsões.