Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Conhecimentos adquiridos 3

Segundo o material estudado, existe uma diferença entre a 1° tópica em que Freud nos relata sobre o consciente, o pré-consciente e o inconsciente e a 2° tópica em que ele agrega a noção de inconsciente o ego, o superego e o id. O ego ou eu, por incrível que pareça atinge os objetivos do id. O eu seria essência-corpo, ou seja, projeção mental de uma superfície. Sua maior parte é inconsciente, isto devido ao fato dele operar defesas. Existe uma cisão no recém nascido, o seu eu não se conclui, isto devido ao que ele tem que enfrentar relacionado aos estímulos. O ambiente externo não supre suas exigências internas da mesma forma que no ventre. Outra informação importante é a concepção de corpo como superfície. Devemos levar em consideração também esta sequência: autoerotismo, narcisismo primário e escolha de objetos por ser essa a sequência que passamos e que tem relação com a personalidade que se desenvolve em cinco fases, todos elas devem ser observadas visto que problemas ocorridos em algumas dessas fases demonstram características na personalidade adulta.

Obs: um dos motivos que eu gosto deste curso é que eu aprendo com os meus erros, e o que é melhor posso volta aqui e concertar. Pois bem, desta vez voltei aqui para trocar duas palavras, consciência e pré-consciência por consciente e pré-consciente.