Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Conhecimentos adquiridos 4

Levando em consideração o que anotei do material de estudo reescrevo informações importantes. Entendi que a psicanálise foca no mundo interno, para Freud ela era direcionada para compreender o comportamento patológico de pacientes histéricos, a partir da observação clínica. Com isto ouve o desenvolvimento do estudo do inconsciente, ao demonstrar que os sintomas desses pacientes, não tinham a ver com a biologia, mas sim com o psiquismo. A psicanálise possui uma dimensão hermenêutica, ou seja, a interpretação dos fenômenos psíquicos.

O psicanalista Lacan apresentou outro caminho para pensar o sujeito, acrescentando a linguística, a lógica e a antropologia estrutural. Para ele o inconsciente é estruturado como a linguagem e o sujeito não é individuo é dividido. Existe o sujeito do enunciado e o da enunciação, ambos aparecem em todo o processo de comunicação.

A psicanalista Melanie Klein fez as suas teorizações a partir da observação do atendimento de crianças na clínica, ela constituiu um corpus teórico sobre as relações objetais ao demonstrar um mundo interno infantil, marcado por fantasias, ansiedades, figuras boas e más que expunham a criança à pulsão de vida e de morte, isto é, impulsos agressivo e libidinais.

O behaviorismo ocupou-se com o comportamento observável, seria uma análise comportamental. Com isto temos o condicionamento, sendo modelo de aprendizado comportamental considera a relação entre estímulo e resposta. Desta maneira, o aprendizado se dá de forma associativa, sendo este um dos princípios da análise comportamental.

Aprendizados associativos: condicionamento clássico e operante. São compreensões diferenciadas sobre o comportamento, como se dá a aprendizagem.

John Watson tinha o behaviorismo como uma ciência psicológica com estudos experimentais sobre o comportamento observado.

Para Pavlov, o indivíduo aprende a partir dos diversos estímulos ambientais que produzem respostas.

Thorndike formulou o conexionismo em que a mente é marcada por por conexões entre situações e respostas. A mente é um sistema de conexões.

Pois bem, dando continuidade temos também Skinner com o behaviorismo metodológico, sendo o compromisso da psicologia com os atos públicos. Observável pela análise metódica. Ele tem como objeto de estudo a interação entre os seres vivos e o ambiente baseada em experimentos. O interessante é que este autor busca investigar fenômenos não diretamente observáveis. São os eventos privados.

Edward Tolman, behaviorismo intencional. O comportamento é guiado por princípios e metas. E para finalizar, Bandura com a teoria da aprendizagem social, consiste em adquirir novos comportamentos pela observação do comportamento de outras pessoas.