Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

conhecimentos adquiridos

Origem e contexto da criação da psicanálise.

Em 1896 se utiliza pela 1ª vez o termo psicanálise que tinha o intuito de analisar os componentes que formam a psique humana. fragmentar assim o discurso/pensamento do paciente para conseguir captar os conteúdos latentes e a partir daí observar melhor os significados e implicações presentes na fala do paciente. A origem da psicanálise está relacionada à vida de seu fundador, Sigmund Freud. Ele utilizou elementos observados a sua volta como base para criar suas teorias sobre a mente e o comportamento humano. Freud buscou compreender e explicar a gênese da histeria, da psicose e da neurose. Ele também fez explanações sobre o que denominou de composição da mente humana. Todos esses estudos e os métodos de terapias por ele criados resultaram na Psicanálise.

A partir disso, ele criou o conceito de inconsciente, que seria uma das partes da mente humana. A constituição do aparelho psíquico humano, o complexo de Édipo, a análise, ... Essas são algumas das importantes formulações propostas por Freud ainda no início da psicanálise. As quais auxiliaram na sua difusão nos mais variados meios e em diversificados campos de estudos.

Conceito de consciente, inconsciente e sublimação.

Consciente

O consciente nada mais é do que tudo aquilo do que estamos conscientes no momento, no agora. Ele corresponderia à menor parte da mente humana. Nele está tudo o que podemos perceber e acessar de forma intenciona.

Inconsciente

É um lugar onde localizamos tudo aquilo no qual não temos mais acesso, como memorias esquecidas, o que não sabemos sobre nossa natureza e o que ficou para trás, mesmo não tendo acesso isso não fica descartado. Ex: sonhamos toda noite imagens que não criamos de forma consciente.

É no inconsciente que estão as chamadas pulsão de vida e de morte. Que são elementos que estão em nós como o impulso sexual ou o impulso destrutivo. A vida em sociedade exige que alguns comportamentos sejam reprimidos. Por isso, eles ficam presos no inconsciente.

O inconsciente tem suas próprias leis. Além de ser atemporal em que não têm as noções de tempo e espaço. Ou seja, o inconsciente não sabe a ordem dos fatos, nas experiências ou nas memórias. Além disso, é ele o principal responsável pela formação da nossa personalidade.

Sublimação

sublimação, é um tipo de mecanismo de defesa maduro, no qual impulsos ou idealizações socialmente inaceitáveis ??são transformados em ações ou comportamentos socialmente aceitáveis, possivelmente resultando em uma conversão a longo prazo da pulsão inicial.

 

Relação da psicanálise com a sociedade e a cultura

A Psicanálise é, portanto, uma forma de ver a mente humana, uma forma de reformular a prática clínica e uma forma de interpretar a cultura, a sociedade, a moral.

o ser humano não age com base em uma racionalidade pura. Mas, suas ações são fortemente dominadas por elementos que não são acessíveis à memória presente, pois são inconscientes. A partir desta ideia, podemos estabelecer uma ligação entre Psicanálise e cultura.

ao se criar forças culturais, terá uma diminuição do adoecimento de pacientes neuróticos. Por isso terá uma melhor presença da satisfação pessoal.

Em resumo a psicanálise ajuda os indivíduos diminuindo o índice de adoecimento aumentando assim sua satisfação pessoal, em grande escala produz uma sociedade mais sadia, menos neurótica e problemática.