Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Conhecimentos adquiridos

De acordo com o conteúdo estudado, entendendo a psicanálise como uma teoria social e que a sua origem foi em Viena na metade do século XIX e no inicio do século XX. Sendo idealizada por Freud, percebi que foi através do esquecimento dos pacientes que Freud desenvolveu a sua 1° teoria sobre o aparelho psíquico. Nela consta o consciente, como o próprio nome já sugere é a local em que temos consciência. O pré-consciente, local intermediário, lá se encontram mecanismos de defesa e o inconsciente, local onde se encontram lembranças reprimidas.  Em sua 2° teoria, ele detalhou a sua estrutura e funcionamento do aparelho psíquico que não é uma estrutura vazia, nossas experiências estão nela. pude perceber que existe o ego que é o que nós temos de mais racional neste aparelho, o superego que trabalha aceitando ou não o que é moralmente aceito e o ID que está na parte mais profunda do inconsciente, este tenta satisfazer os seus desejos a qualquer custo inclusive sem temer punições, também não tem noção de tempo. Todos eles interagem uns com os outros e quando há excessos, problemas psíquicos são ocasionados. No inconsciente temos um instinto denominado Sublimação, se por uma parte ele é responsável por negar e falsificar a realidade, por outra é ele quem traz ordem social. O texto estudado é claro quando explica que Freud queria conhecer a si mesmo, isto é muito importante. Não só devemos nos conhecer como também fazer com que os pacientes se conheçam como parte do tratamento. E para finalizar, pude compreender as contribuições da psicanálise para a ciência com a descoberta do inconsciente; nas artes, pois o surrealismo foi influenciado. Não poderia deixar de citar o avanço no que se refere a liberdade para as mulheres a importância das minorias na organização da sociedade. Enfim, a psicanálise é uma realidade que deve ser estudada e colocada em prática.

 

Obs: Fiz uma mudança no dia 13 de Abril de 2023. Colocando o consciente, o pré-consciente e o inconsciente e suas breves explicações na 1° teoria.

A psicanálise é um método de investigação da mente humana e dos seus processos, que eleva a mente para além das suas relações biológicas e fisiológicas. Para tanto, ela toma como objeto os processos mentais (emoções, sentimentos, impulsos e pensamentos) que determinam os indivíduos e suas ações na sociedade.

Estamos plenamente convictos de que a escuta ativa e a atenção flutuante, são o caminho para a cura das dores emocionas da sociedade moderna.

Acreditamos que a forma de acessar o inconsciente é através da associação livre de ideias e pensamentos.

Estamos convictos de que precisamos utilizar os ensinamentos de Freud, Lacan, Jung, Winicott, Klein, Charcot, e tantos outros, como base para o tratamento psicanalítico dos dias de hoje, e até o psicanalista mais medíocre deve estudar de forma incansável até compreender todos e cada um destes pensadores.

Sabemos que o mundo mudou desde os primórdios da psicanálise, e com ele as dores mudaram também. Os homens mudaram. As mulheres mudaram. As crianças mudaram.