Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Conhecimentos adquiridos neste módulo.

Neste módulo, descobri como a psicanálise, a filosofia e a literatura se entrelaçam de maneiras fascinantes. Aprendi que essas disciplinas compartilham um interesse profundo na compreensão da natureza humana, da condição humana e das complexidades da mente. Embora abordem essas questões de maneiras diferentes, suas explorações se complementam e enriquecem mutuamente.

A psicanálise me ajudou a entender os desejos e conflitos internos dos personagens em obras literárias, revelando o que está por trás de suas ações e pensamentos. Por exemplo, a análise freudiana dos sonhos mostrou como os sonhos são manifestações de desejos inconscientes reprimidos, muitas vezes disfarçados por meio de simbolismo e metáfora. Isso influenciou escritores e poetas, como os surrealistas, que exploraram o uso de imagens oníricas em suas obras para acessar o inconsciente.

A filosofia, por outro lado, ofereceu um contexto mais amplo para questionar e explorar questões fundamentais sobre a natureza da realidade, a moralidade, a existência e o propósito. Quando aplicada à análise literária, a filosofia ajuda a contextualizar as obras em um quadro mais amplo de pensamento humano, permitindo uma compreensão mais profunda das implicações filosóficas das narrativas.

Além disso, aprendi sobre o conceito de "objeto faltante" e como o desejo é uma estrutura básica da narrativa literária. Isso enfatiza a interconexão entre a psicanálise e a literatura, permitindo uma análise mais profunda das motivações e significados por trás das histórias que lemos.

Esses conhecimentos me proporcionaram uma nova perspectiva sobre como interpretar e apreciar a literatura, além de enriquecer meu entendimento sobre a mente humana e as questões filosóficas que permeiam nossas vidas.

simone polido gualda has reacted to this post.
simone polido gualda

A psicanálise,a filosofia e a literatura compartilham várias idéias para enriquecer o entendimento das experiências humanas e da subjetividade.  Todas buscam compreender a complexidade da experiência humana, fazendo uma análise crítica e reflexiva. A psicanálise, busca mais além, na psique humana, rastrear no profundo essa subjetividade.  Ambas nos levam ao exercício de compreensão mais profunda da mente humana e da sociedade.

Eu aprendi que a literatura, a psicanalise e a filosofia estao interligadas um com a outra.

Todas elas procuram lidar e conhecer melhor o ser humano.