Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Conhecimentos adquiridos no 3º módulo

Os estudos da constituição do EU imaginário tratam do narcisismo que a criança abandona quando enfrenta a descoberta do EU real. Os conflitos desses dois EUs  são basicamente a oposição entre a realidade e o psíquico, momento em que o ID começa a aflorar e o Ego a tentar freia-lo. Há ainda a se considerar a formação do Superego e suas funções correlacionadas à substituição das primeiras ideias do EU infantil. Primeiramente, o Superego é constituído pela autoridade dos pais, com a alternância das aprovações e das punições. Com o amadurecimento,  a criança vai diminuindo sua admiração pelos pais (chamada de complexo de Édipo), e as proibições externas começam a ser internalizadas com mais importância. Nesse momento, o Superego substitui a identificação com os pais e começa a buscar uma auto-observação, já com uma certa consciência moral, traçando as primeiras linhas do ideal do EU, se comparando com outras pessoas e buscando aperfeiçoar-se  cada vez mais com sua própria essência e formando sua personalidade.
Esse módulo apresenta os complexos sistemas da estrutura da personalidade, considerando ID, Ego e Superego.