Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Conhecimentos adquiridos no módulo: Conceito do Eu e da Personalidade

No módulo de estudo sobre o "Conceito do Eu e da Personalidade", adquiri conhecimento fundamental sobre como os indivíduos desenvolvem uma noção de si mesmos, o "Eu", e como isso influencia sua personalidade. Aprendi que o "Eu" é a consciência individual de ser uma entidade única, que se forma ao longo do desenvolvimento, mediando entre os impulsos internos e as demandas do mundo externo.

Aprendi também sobre as ressonâncias entre Freud e Damásio que mostram que o "Eu" não é apenas uma entidade mental abstrata, mas também está enraizado na experiência corporal. Tanto na psicanálise quanto na neurociência, reconhece-se que a identidade pessoal, o comportamento e a experiência emocional são influenciados pelo corpo e pelas sensações corporais. Isso destaca a importância de uma abordagem holística para compreender o self humano, que não separa a mente do corpo, mas os considera como partes interdependentes.
Em resumo, a abordagem de Freud sobre o "Eu" e a teoria de Damásio sobre o "self" ressaltam a interconexão entre mente e corpo na formação da identidade pessoal e na experiência humana. Ambos os conceitos destacam a importância de considerar o corpo como parte integral da compreensão do self e da personalidade.