Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Conhecimentos adquiridos no módulo: Conceito do Eu e da Personalidade.

Sigmund Freud desenvolveu sua teoria a respeito da constituição do eu ou ego da seguinte forma:
Ele concebeu sua teoria estabelecendo a existência de três estruturas distintas (ID, EGO e SUPEREGO).

- O id é a estrutura presente desde o nascimento, responsável pelas pulsões e "cobrança" de suas realizações.

- O ego cresce através do contato do id com o meio (o ego, regido pelo princípio da realidade tenta adequar os desejos do id com as restrições impostas pela realidade, juntamente com as sugestões do superego).

- O superego é uma espécie de juiz dos costumes presentes em nossa sociedade. Ele internaliza todas as práticas sociais vigentes em nosso meio e funciona como um fiscal dessa moral.

Em relação ao tema "IMAGEM", ainda segundo Freud, trata-se da representação de desejos reprimidos, estes todos presentes no inconsciente. Sendo que podem surgir nos sonhos, por exemplo, necessitando de ser interpretado para revelar o seu significado.

Para Jacques Lacan, IMAGEM está ligado à teoria do "Estádio do espelho", onde a criança começa a desenvolver o seu eu a partir do momento que começa a compreender que é um ser único, totalmente separado dos demais.

Para Françoise Dolto, a IMAGEM da criança é construida a partir da interação com os outros, experiências corporais e interações com o mundo.

 

Quanto ao tema PERSONALIDADE, essa pode ser definida como um conjunto de características psicológicas que também recebe influência em menor ou maior grau das experiências vividas e de um modo mais restrito pela genética.

Em se tratando da definição de PSICANÁLISE, trata-se de uma abordagem teórica (porque levanta ideias a respeito do funcionamento da psique humana através da observação objetiva daquilo que emana dela) ao mesmo tempo que clínica (pois informações são descobertas e aplicadas na prática através do contato do psicanalista e seu cliente durante uma sessão de terapia), seu propósito é trazer luz as influências que regem a vida do paciente mas que não são percebidas pelo mesmo (ou seja: influências presentes na instância do inconsciente). A fim de que isso aconteça é empregado diversas métodos (ex: associação livre, interpretação dos sonhos, etc...), todos com o objetivo final de obter alívio emocional.