Conhecimentos adquiridos no módulo: Escolas da Psicologia: Psicanálise e Behaviorismo
Citação de alessandrafranco em setembro 21, 2023, 9:20 pmNeste módulo aprendi sobre a aplicação da psicologia, incluindo abordagens como a Psicanálise e o Behaviorismo, no contexto do cuidado à saúde mental e emocional.
Vimos que a psicologia aplicada ao cuidado também se concentra na prevenção de problemas de saúde mental e trabalha de forma holística, considerando diversos fatores que afetam o bem-estar. Essa área frequentemente colabora com outras disciplinas de saúde para oferecer um cuidado completo e integrado.Aprendi sobre a evolução do pensamento Behaviorista ao longo do século XX, e as mudanças significativas dessa abordagem ao longo do tempo.
Como o Behaviorismo passou de um foco estrito no comportamento observável para incluir a cognição, como pensamentos e processos mentais, em suas investigações.Também aprendi sobre a aplicação da Psicanálise no contexto da saúde coletiva, examinando como a psicanálise pode ser relevante para questões de saúde pública e bem-estar da comunidade.
Tive a oportunidade de entender como os princípios da Psicanálise podem ser aplicados não apenas à terapia individual, mas também em um contexto mais amplo.Aprendi sobre o conceito de transferência na psicanálise, especialmente em relação às crianças.
Vimos como a relação entre o terapeuta e a criança, incluindo as transferências de sentimentos e experiências, desempenha um papel crucial na terapia psicanalítica com crianças.Concluindo, neste módulo adquiri conhecimentos valiosos para compreender as diversas aplicações dessas diferentes abordagens na psicologia.
Neste módulo aprendi sobre a aplicação da psicologia, incluindo abordagens como a Psicanálise e o Behaviorismo, no contexto do cuidado à saúde mental e emocional.
Vimos que a psicologia aplicada ao cuidado também se concentra na prevenção de problemas de saúde mental e trabalha de forma holística, considerando diversos fatores que afetam o bem-estar. Essa área frequentemente colabora com outras disciplinas de saúde para oferecer um cuidado completo e integrado.
Aprendi sobre a evolução do pensamento Behaviorista ao longo do século XX, e as mudanças significativas dessa abordagem ao longo do tempo.
Como o Behaviorismo passou de um foco estrito no comportamento observável para incluir a cognição, como pensamentos e processos mentais, em suas investigações.
Também aprendi sobre a aplicação da Psicanálise no contexto da saúde coletiva, examinando como a psicanálise pode ser relevante para questões de saúde pública e bem-estar da comunidade.
Tive a oportunidade de entender como os princípios da Psicanálise podem ser aplicados não apenas à terapia individual, mas também em um contexto mais amplo.
Aprendi sobre o conceito de transferência na psicanálise, especialmente em relação às crianças.
Vimos como a relação entre o terapeuta e a criança, incluindo as transferências de sentimentos e experiências, desempenha um papel crucial na terapia psicanalítica com crianças.
Concluindo, neste módulo adquiri conhecimentos valiosos para compreender as diversas aplicações dessas diferentes abordagens na psicologia.
Citação de CINEIDE NASCIMENTO em outubro 28, 2023, 4:37 amA Psicologia é um campo de conhecimento que possui múltiplas escolas, as quais são estão inseridas em diferentes matrizes de pensamento, cada qual com com concepções diferenciadas sobre o ser humano e seu objeto de e método de estudoas escolas que se destacam a psicanálise e o behaviorismol.onde se desenvolveram entre o fim do século XIX e o início do século XX.Elas possuem compreensões díspares sobre o objeto da psicologia, enquanto a primeira foca no mundo interno a segunda ocupa se do comprtamento obersável.A partir do trabalho de Freud , que apresentou uma outra concepção de sujeito, considerando o debate sobre psicologia como ciência realizada ness período.A psicanálise era direcionada para compreender o comportamento patológico de pacientes estóricos, a partir da observação clínica.O que ´possibilitou o desenvolvimento do estudo do inconsciente , ao demosntrar que os sintomas desses pacientes , bem como suas inibições e hesitações sensoriais e motoras , não tinham a ver como a biologia , mas, sim como o psiquismo.A partir do desenvolvimento desse conceito , fundamental para esta escola, houve uma compreensão de que a subjetividade é perspassada pela geração de símbolos,que podem ser compreendidos a partir de um processo de interpretação dos fenomenos psíquicos por meio da escuta clínica.A introdução do inconsciente colocou por terra a idéia de um (eu) consciente,ao dar destaque a um vida interior,produzida a partir da experiência a e da estória de vida do sujeito.
Freud teve inúmeros seguidores, que desenvolveram escolas, entre eles, Melanie Klein e Jacques Lacan, cada um com concepções diferentes sobre o sujeito.
Couto aponta que a noção de sujeito de Freud está relacionada com a pulsão sexual e as formas de desenvolvimento infantil que se dão a partir da busca por satisfação libidinal por meio das zonas erógenas. Esse processo ocorre por meio do corpo, que é tomado como referência para a obtenção do prazer.Freud apontou 4 fases de desenvolvimento ,oral,anal,fálico e genital.Se Freud realizou suas teorizações a partir da análise de adultos, Melanie Klein,o fez, através da observação do atendimento de crianças na clínica.De acordo com a teoria metapsicológica Kleiniana, considera se que cada criança nasce com um dote pulsional ,um quantum de pulsão de vida e de morte, cujo equilíbrio se mantêm quando o bebê , está livre de tensões internas e externas.A psicanalista formulou uma nova abordagem sobre o complexo de èdipo.( surgiria no primeiro ano de vida da criança) a partir da posição depressiva,relacionado ao medo da perda do objeto amado em virtude de sentimentos agressivos em relação a eles.Com isto foi posssível, que se constituísse um campo de atenção às crianças nas clínicas,onde pudessem expressar seus sentimento e sofrimento através da escuta ativa ,trabalhando as ansiedades ,decorrentes do processo do desenvolvimento e constituição do ego.
Lacan porpõe outro caminho, acrescentando a linguística, a lógica e a antropologia estrutural para sua construção teórica.Não focava no desenvolvimento infantil, mas, abordava a urgência do sujeito do inconsciente ,onde o mesmo é estruturado como a linguagem.
A Psicologia é um campo de conhecimento que possui múltiplas escolas, as quais são estão inseridas em diferentes matrizes de pensamento, cada qual com com concepções diferenciadas sobre o ser humano e seu objeto de e método de estudoas escolas que se destacam a psicanálise e o behaviorismol.onde se desenvolveram entre o fim do século XIX e o início do século XX.Elas possuem compreensões díspares sobre o objeto da psicologia, enquanto a primeira foca no mundo interno a segunda ocupa se do comprtamento obersável.A partir do trabalho de Freud , que apresentou uma outra concepção de sujeito, considerando o debate sobre psicologia como ciência realizada ness período.A psicanálise era direcionada para compreender o comportamento patológico de pacientes estóricos, a partir da observação clínica.O que ´possibilitou o desenvolvimento do estudo do inconsciente , ao demosntrar que os sintomas desses pacientes , bem como suas inibições e hesitações sensoriais e motoras , não tinham a ver como a biologia , mas, sim como o psiquismo.A partir do desenvolvimento desse conceito , fundamental para esta escola, houve uma compreensão de que a subjetividade é perspassada pela geração de símbolos,que podem ser compreendidos a partir de um processo de interpretação dos fenomenos psíquicos por meio da escuta clínica.A introdução do inconsciente colocou por terra a idéia de um (eu) consciente,ao dar destaque a um vida interior,produzida a partir da experiência a e da estória de vida do sujeito.
Freud teve inúmeros seguidores, que desenvolveram escolas, entre eles, Melanie Klein e Jacques Lacan, cada um com concepções diferentes sobre o sujeito.
Couto aponta que a noção de sujeito de Freud está relacionada com a pulsão sexual e as formas de desenvolvimento infantil que se dão a partir da busca por satisfação libidinal por meio das zonas erógenas. Esse processo ocorre por meio do corpo, que é tomado como referência para a obtenção do prazer.Freud apontou 4 fases de desenvolvimento ,oral,anal,fálico e genital.Se Freud realizou suas teorizações a partir da análise de adultos, Melanie Klein,o fez, através da observação do atendimento de crianças na clínica.De acordo com a teoria metapsicológica Kleiniana, considera se que cada criança nasce com um dote pulsional ,um quantum de pulsão de vida e de morte, cujo equilíbrio se mantêm quando o bebê , está livre de tensões internas e externas.A psicanalista formulou uma nova abordagem sobre o complexo de èdipo.( surgiria no primeiro ano de vida da criança) a partir da posição depressiva,relacionado ao medo da perda do objeto amado em virtude de sentimentos agressivos em relação a eles.Com isto foi posssível, que se constituísse um campo de atenção às crianças nas clínicas,onde pudessem expressar seus sentimento e sofrimento através da escuta ativa ,trabalhando as ansiedades ,decorrentes do processo do desenvolvimento e constituição do ego.
Lacan porpõe outro caminho, acrescentando a linguística, a lógica e a antropologia estrutural para sua construção teórica.Não focava no desenvolvimento infantil, mas, abordava a urgência do sujeito do inconsciente ,onde o mesmo é estruturado como a linguagem.