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Conhecimentos adquiridos no módulo: Escolas da Psicologia: Psicanálise e Behaviorismo

Neste módulo aprendi sobre a aplicação da psicologia, incluindo abordagens como a Psicanálise e o Behaviorismo, no contexto do cuidado à saúde mental e emocional.
Vimos que a psicologia aplicada ao cuidado também se concentra na prevenção de problemas de saúde mental e trabalha de forma holística, considerando diversos fatores que afetam o bem-estar. Essa área frequentemente colabora com outras disciplinas de saúde para oferecer um cuidado completo e integrado.

Aprendi sobre a evolução do pensamento Behaviorista ao longo do século XX, e as mudanças significativas dessa abordagem ao longo do tempo.
Como o Behaviorismo passou de um foco estrito no comportamento observável para incluir a cognição, como pensamentos e processos mentais, em suas investigações.

Também aprendi sobre a aplicação da Psicanálise no contexto da saúde coletiva, examinando como a psicanálise pode ser relevante para questões de saúde pública e bem-estar da comunidade.
Tive a oportunidade de entender como os princípios da Psicanálise podem ser aplicados não apenas à terapia individual, mas também em um contexto mais amplo.

Aprendi sobre o conceito de transferência na psicanálise, especialmente em relação às crianças.
Vimos como a relação entre o terapeuta e a criança, incluindo as transferências de sentimentos e experiências, desempenha um papel crucial na terapia psicanalítica com crianças.

Concluindo, neste módulo adquiri conhecimentos valiosos para compreender as diversas aplicações dessas diferentes abordagens na psicologia.

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CINEIDE NASCIMENTOsergiobernardesvianna@hotmail.com

A Psicologia é um campo de conhecimento que possui múltiplas escolas, as quais são estão inseridas em diferentes matrizes de pensamento, cada qual com com concepções diferenciadas sobre o ser humano e seu objeto de e método de estudoas escolas que se destacam a psicanálise e o behaviorismol.onde se desenvolveram entre o fim do século XIX e o início do século XX.Elas possuem compreensões díspares sobre o objeto da psicologia, enquanto a primeira foca no mundo interno a segunda ocupa se do comprtamento obersável.A partir do trabalho de Freud , que apresentou uma outra concepção de sujeito, considerando o debate sobre psicologia como ciência realizada ness período.A psicanálise era direcionada para compreender o comportamento patológico de pacientes estóricos, a partir da observação clínica.O que ´possibilitou o desenvolvimento do estudo do inconsciente  , ao demosntrar que os sintomas desses pacientes , bem como suas inibições e hesitações sensoriais e motoras , não tinham a ver como a biologia , mas, sim como o psiquismo.A partir do desenvolvimento desse conceito , fundamental para esta escola, houve uma compreensão de que a subjetividade é perspassada pela geração  de símbolos,que podem ser compreendidos a partir de um processo de interpretação dos fenomenos psíquicos por meio da escuta clínica.A introdução do inconsciente colocou por terra a idéia de um (eu)  consciente,ao dar destaque a um vida interior,produzida a partir da experiência  a e da estória  de vida do sujeito.

Freud teve inúmeros seguidores, que desenvolveram escolas, entre eles, Melanie Klein e  Jacques Lacan, cada um com concepções diferentes sobre o sujeito.

Couto aponta que a noção de sujeito de Freud está relacionada com a pulsão sexual e as formas de desenvolvimento infantil que se dão a partir da busca por satisfação libidinal por meio das zonas erógenas. Esse processo ocorre por meio do corpo, que é tomado como referência para a obtenção do prazer.Freud apontou 4 fases de desenvolvimento ,oral,anal,fálico e genital.Se Freud realizou suas teorizações a partir da análise de adultos, Melanie Klein,o fez, através da observação do atendimento de crianças na clínica.De acordo com a teoria metapsicológica Kleiniana, considera se que cada criança nasce com um dote pulsional ,um quantum de pulsão de vida e de morte, cujo equilíbrio  se mantêm quando o  bebê , está livre de tensões internas e externas.A psicanalista formulou uma nova abordagem sobre o complexo de èdipo.( surgiria no primeiro ano de vida da criança) a partir da posição depressiva,relacionado ao medo da perda do objeto amado em virtude de sentimentos agressivos em relação a eles.Com isto foi posssível, que se constituísse  um campo de atenção às crianças nas clínicas,onde pudessem expressar seus sentimento e sofrimento  através da escuta ativa ,trabalhando as ansiedades ,decorrentes do processo do desenvolvimento  e constituição do ego.

Lacan porpõe outro caminho, acrescentando a linguística, a lógica e a antropologia estrutural para sua construção teórica.Não focava no desenvolvimento infantil, mas,  abordava a urgência do sujeito do inconsciente ,onde o mesmo é estruturado como a linguagem.