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Conhecimentos adquiridos no módulo IV: Escolas da psicologia (psicanálise e Behaviorismo).

No módulo quatro foi nos apresentado diferentes escolas que compõe a psicologia, dentre elas a psicanálise e o Behaviorismo. Cada uma delas possuindo meios diferentes de abordagem distintos, que por consequência determinou também objetos distintos de estudo. Os textos traziam informações referentes à preocupação de alguns estudiosos em estabelecer bases sólidas para que a psicologia fosse elevada a uma posição de uma nova ciência.
Quanto à Psicanálise, de maneira resumida:
- Sigmund Freud estabeleceu as suas bases (inaugurando a psicanálise); estabelecendo o conceito de inconsciente, as estruturas que formam a personalidade (id, ego e super ego); tratou de assuntos como as pulsões (vida e morte), as fases de desenvolvimento da criança; como traumas reprimidos tinha influência sobre a pessoa, dentre outras dezenas de coisas que tal módulo não se aprofundou).
- Jacques Lacan ampliou as pesquisas de Freud ao criar teorias como por exemplo o estágio do espelho (momento fundamental no desenvolvimento de todo ser humano, em que a partir do reconhecimento  de nós mesmos em frente a ele formamos de maneira mais plena nossa individualidade).
- Melanie Klein também trabalhou expandindo a ciência inaugurada por Freud. A mesma atuou de maneira pioneira na psicanálise infantil, trazendo conhecimentos aprofundados de tal fase do desenvolvimento humano.

Já o Behaviorismo foi outra corrente ligada à área da psicologia onde a preocupação foi a de analisar aquilo que poderia ser claramente observável, descartando qualquer coisa que não o pudesse ser (como os estados da mente, por ex:). Seus estudiosos (Pavlov, Watson, Skinner) possuíam a convicção de que a verdadeira ciência só poderia ser produzida com aquilo que pudesse ser cientificamente apurado, voltando-se por consequência seus estudos para o comportamento humano e o ambiente ao qual esse se insere; como os organismos aprendem, e a relação de interferência que tais organismos geram no meio e vice-versa.