Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Conhecimentos adquiridos no módulo "Principais matrízes teóricas da Psicologia Social".

Na parte de apresentação deste módulo ele descreve as informações que deveríamos ter contato. Através da leitura deste módulo por completo, seus vídeos e meus estudos independentes, transcrevo abaixo minhas impressões sobre cada um dos tópicos destacados:

 

- Representações coletivas de Émile Durkheim:

É uma teoria, da obra chamada "As Formas Elementares da Vida Religiosa", que tenta explicar como pensamentos, crenças e valores moldam a vida em sociedade. Segundo o autor, o modo como a sociedade está estruturada socialmente não reflete o entendimento singular de todos os seus indivíduos somados, mas sim é reflexo de um entendimento/consciência coletiva. Essa consciência é formada por normas, valores e crenças, sendo responsáveis por formar uma unidade coesa de entendimento; ou seja, de certa forma estabelece o certo ou errado, o bom e o ruim, o que é ético e não ético, etc...; em fim, procura estabelecer os pilares pelos quais uma sociedade se sustenta.

 

- Mentalidades primitivas de Lévy:

Nessa teoria Lucien Lévy-Bruhl aborda as formas de pensamento dos povos ditos por "primitivos" em contraponto às sociedades modernas. Nela ele informa como nas sociedades não desenvolvidas impera estruturas mais emocionais, mística e coletiva em oposição à racionalidade e individualismos daquelas ditas avançadas.

 

- Representações sociais de Serge Moscovici:
As representações sociais são um modo de ver e interpretar o mundo ao nosso redor. Ela possui segundo Moscovici duas funções principais, quais sejam: Adaptativa, ajudando na orientação e adaptação dos indivíduos em seu ambiente social e cultural; e cognitiva: elas ajudam a organizar o conhecimento sobre o mundo e a dar sentido a ele.

 

- Teoria das massas de Sigmund Freud:

Aqui Freud examina as dinâmicas psicológicas que influenciam o comportamento das massas. Sugere ainda que tais massas possuem um comportamento distinto da somatória de seus integrantes (basicamente é o grupo algo além dos indivíduos que a compõe, algo novo; quase com uma personalidade distinta). Em massa os indivíduos deixam de pensar criticamente, isso devido a vários fatores como: perda da individualidade devido ao fato de pertencer a algo maior, sensação de segurança, vínculo emocional com o líder ou a causa,etc.

 

- Inconsciente coletivo de Carl Gustav Jung:

Segundo Jung, o inconsciente coletivo é uma camada profunda da psique humana, representando padrões de comportamento universais que ajudam na percepção e interpretação do mundo no qual se vive.

 

- Dimensão empírica e raízes metodológicas da psicologia:
1) Social psicológica:

  • Foca nas interações entre indivíduos e seus contextos sociais.
  • Examina como fatores psicológicos (como percepções e atitudes) influenciam comportamentos sociais.
  • Investiga o impacto de grupos sociais sobre o indivíduo, incluindo questões como identidade, conformidade e influência social.

2) Social sociológica:

  • Enfatiza as estruturas sociais e suas influências sobre os indivíduos.
  • Analisa como normas, valores e instituições sociais moldam os comportamentos e atitudes.
  • Investiga a relação entre o indivíduo e as grandes forças sociais, como a classe social, a cultura e a política.

3) Social crítica:

  • Adota uma abordagem reflexiva e transformadora, buscando questionar e criticar as estruturas de poder.
  • Foca em questões de opressão, desigualdade e exploração social.
  • Analisa como as práticas psicológicas podem ser usadas para perpetuar ou desafiar sistemas de controle social e injustiça.

Nesse módulo, aprendemos definir oque é psicologia social psicológica, sociológica e histórico-critica. Também aprendemos sobre as representações coletivas de Durkheim, representações em Moscovici, mentalidades coletivas de Lévy Bruhl e também sobre a influência que a psicanálise tem sobre a psicologia social.