Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Conhecimentos adquiridos no módulo VIII- Principais Matizes Teóricas da Psicologia Social

O conceito de representações coletivas tanto é forma de conhecimento quanto guia para as ações sociais. Os estudos de Durkheim sobre representações coletivas inspiraram Moscovici (1978) a buscar na sociologia consonância para a perspectiva individualista da psicologia social.

Para Moscovici (1978), a representação social é uma composição que o indivíduo faz para entender o mundo e para se comunicar, e dessa forma se expressa como uma teoria. A representação social pode ser vista tanto na medida em que está inserida em um contexto psicológico autônomo, como própria da sociedade e da cultura que estamos vivendo.

Os estudos de Lévy-Bruhl abordaram a investigação das leis de funcionamento das representações coletivas, que apresentam condutas próprias e autônomas das leis da psicologia fundadas sobre a análise do sujeito individual. Para esclarecer, Lévy-Bruhl (apud FARR, 1998) apresenta o funcionamento da mentalidade primitiva propondo o estudo de quatro funções básicas que compõem o processamento cognitivo: a memória, a abstração, a generalização e a classificação.

A psicanálise começou a se ocupar com o social, mais especifi camente os laços sociais, com Freud e seu estudo intitulado “Psicologia das massas e análise do eu” em 1921. Nesse estudo, Freud aborda a que se refere a noção de “massa”. Inicialmente buscando diálogo com autores como Le Bon e McDougall.

Freud (1921) destaca a libido e o amor como forças que unem a massa, junto à necessidade que tem o indivíduo de um outro.

Jung (2000) formulou uma teoria que incluía tanto o inconsciente pessoal quanto o coletivo. O inconsciente pessoal é composto de memórias esquecidas, experiências reprimidas e percepções subliminares é semelhante ao conceito de inconsciente de Freud. Ele também descobriu uma íntima correspondência entre os conteúdos oníricos dos pacientes e os temas míticos e religiosos encontrados em muitas culturas amplamente dispersas.

  • Psicologia social psicológica analisa os modos de ser dos indivíduos com relação aos demais, mesmo que o entro não seja concreto, real, produzindo conteúdos a partir da imaginação, bem como as influencias provenientes Principais matrizes teóricas da psicologia social 7 dessa relação.
  • Psicologia social sociológica busca na experiência social vivenciada pelo indivíduo, nos grupos sociais nos quais está inserido uma compreensão acerca dos fenômenos que os cercam.
  • Na psicologia social crítica ou psicologia social histórico-crítica, diferentes posturas teóricas estão envolvidas para uma melhor compreensão em torno da psicologia social que se delineia na atualidade, como o socioconstrucionismo e a psicologia discursiva.

Aprendi sobre teoria de´Émile Durkheim primeiro teórico a utilizar termo representações para introduzir representação coletiva. Socialmente  as representações coletivas sintetizam o que os homens pensam sobre si mesmos e sobre a realidade que os cerca.

Moscovici sua teoria se ocupa com a interação entre sujeito e objeto, buscando compreender como se desenvolve o processo de construção do conhecimento , sincronicamente individual e coletivo na construção das representações sociais.

Mentalidades primitivas de Lévy Bruhl , abordaram a investigação das leis de funcionamento das representações coletivas, que apresentam condutas próprias e autônomas das leis da psicologia sobre a análise do sujeito individual. Apresenta o funcionamento da mentalidade primitiva propondo o estudo de quatro funções básicas que compõem o processamento cognitivo; a memória, a abstração, a generalização, e a classificação.

Visão Psicanalítica de Freud ( 1921) destaca a libido e o amor como forças que unem a massa, junto a necessidade que o indivíduo tem do outro.

Jung ( 2000) teoria incluia tanto o inconsciente pessoal quanto o coletivo. define o inconsciente como um processo , em que a psique se transforma ou desenvolve se pelo relacionamento do ego com os conteudos do inconsciente, descobriu também uma correspondencia entre ps conteudos oniricos dos pacientes e os temas miticos e religiosos encontrados em culturas ampalmente dispersas.

As matrizes da Psicologia social

Psicologia social sociologica busca olhar para a forma como sujeito interage com o evento , suas emoções, as sensações, os comportamentos gerados a este evento

Psicologia social sociologica compreende como o grupo que presencia o evento interage entre si e como o evento, como movimentos e conteudos provindos dessa interação

Psicologia social crítica ou historico critica, se posiciona de forma mais analítica, buscando compreender todos os movimentos que atravessam a relação que sujeito estabeleceu com o grupo social que presenciou o evento.

Historia da Psicologia, a importancia de se estudar economica e cultural da sociedade para  compreender a construção da ciencia psicologica e o desenvolvimento de suas teorias e conceitos .A  historia da psicologia e marcada pelos acontecimentos sociais, principalmente aqueles que tem um grande impacto no desenvolvimento da sociedade e dos sujeito envolvidos.

O quanto a guerra influenciou , durante e depois para a compreensão da dinamica de pequenos grupos

A Teoria das Representações sociais, criada pelo psicologo social Serge Moscovici, propõe o dialoogo entre sujeito e sociedade ao considerar tanto elementos individuais, quanto sociais na constituição dos sujeito e na explicação do comportamento humano...