Constituição do "eu" com base em Freud
Citação de Jeorge Pereira de Campos em junho 1, 2022, 8:18 pmCom base na primeira tópica de Freud, de início ele defendia que o eu era a sede da consciência e que este ainda abrangeria o Consciente, o Pré-consciente e o Inconsciente; isso no seu processo de identificação com o outro. Portanto, em sua segunda tópica ele definiu que o eu é a parte que foi transformada diante da interação e/ou interferência com o outro. Ou seja, a partir do momento em que o indivíduo sofre interferências, esse mecanismo acontece por sistemas de percepção - consciência.
A partir dessa premissa, Freud introduziu as definições do que seria Id, Ego e Superego das quais serviram para referir-se a estrutura da personalidade de cada indivíduo e que ainda definem desta forma, o padrão comportamental de cada sujeito de acordo com suas experiências ao longo de sua vida.
Com base na primeira tópica de Freud, de início ele defendia que o eu era a sede da consciência e que este ainda abrangeria o Consciente, o Pré-consciente e o Inconsciente; isso no seu processo de identificação com o outro. Portanto, em sua segunda tópica ele definiu que o eu é a parte que foi transformada diante da interação e/ou interferência com o outro. Ou seja, a partir do momento em que o indivíduo sofre interferências, esse mecanismo acontece por sistemas de percepção - consciência.
A partir dessa premissa, Freud introduziu as definições do que seria Id, Ego e Superego das quais serviram para referir-se a estrutura da personalidade de cada indivíduo e que ainda definem desta forma, o padrão comportamental de cada sujeito de acordo com suas experiências ao longo de sua vida.