Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Constituição do Eu e Psicanálise segundo Freud Olá a todos!

Olá a todos!

Nesta unidade de aprendizagem, estudamos a abordagem psicanalítica concebida por Sigmund Freud, que transformou a visão médica da época ao considerar as teorias elaboradas pelos próprios pacientes. A psicanálise, como ciência clínica, apresenta conceitos fundamentais como o inconsciente, o complexo de Édipo, a resistência, o recalque e a sexualidade.

Um dos pontos centrais que exploramos foi a constituição do eu, que segundo Freud se desenvolve a partir do narcisismo primário e é constituída por três instâncias: id, ego e superego. Esses elementos formam a base da personalidade e influenciam nosso comportamento, pensamentos e emoções.

Além disso, discutimos a importância da análise da população jovem e suas relações familiares, assim como o significado do tatoo como expressão do eu e da imagem corporal, o que ajuda a aplicar conceitos psicanalíticos no cotidiano.

Por fim, destaco os principais aprendizados que devemos levar desta unidade:

• Compreender o processo de constituição do eu a partir dos estudos freudianos.

• Definir o que é personalidade dentro da perspectiva da psicanálise.

• Identificar as características essenciais do id, ego e superego e sua função na dinâmica psíquica.

Luciano Da Silva Oliveira has reacted to this post.
Luciano Da Silva Oliveira