Construção do eu e personalidade
Citação de Roselaine Costa Bezerra em novembro 12, 2024, 12:40 pmO "eu" (ego) é a estrutura mediadora entre os impulsos inconscientes do id e as normas do superego, construindo a personalidade. A formação do "eu" envolve processos de identificação, em que o sujeito internaliza características dos outros, principalmente figuras significativas, integrando-as em sua identidade. A lógica especular, conforme postulada por Lacan, descreve a fase em que o bebê se reconhece no espelho e forma uma imagem idealizada de si, estruturando o ego como uma entidade que busca coerência e unidade. Assim, o "eu" é moldado pela tensão entre imagem ideal, desejo e as demandas do mundo externo.
O "eu" (ego) é a estrutura mediadora entre os impulsos inconscientes do id e as normas do superego, construindo a personalidade. A formação do "eu" envolve processos de identificação, em que o sujeito internaliza características dos outros, principalmente figuras significativas, integrando-as em sua identidade. A lógica especular, conforme postulada por Lacan, descreve a fase em que o bebê se reconhece no espelho e forma uma imagem idealizada de si, estruturando o ego como uma entidade que busca coerência e unidade. Assim, o "eu" é moldado pela tensão entre imagem ideal, desejo e as demandas do mundo externo.