Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Construção do Eu em si mesmo na visão Psicanalítica

Tendo como balizas o estudo deste modulo podemos aprender a construção da imagem de si, partindo do principio que esta construção não se desenvolve naturalmente, possui uma ligação direta cm nossos relacionamentos, pois da hora que nascemos já começamos a construí-la através da modelagem daqueles que estão ao nosso redor. Bion (ZIMERMAN, 1999) refere-se à função continente da mãe, que se comporta para as angústias do bebê, como se fosse um espelho. Ele diz que a mãe é um “bom-continente” quando recebe a imagem projetada do filho e a devolve refletida devidamente desintoxicada e nomeada. E, ao contrário, é um “mau continente”, quando, não reflete nada ou reflete as angústias da criança, acrescidas das suas próprias. Para Winnicott (2005), o primeiro espelho da criatura humana é o rosto da mãe, sobretudo, o seu olhar.

A construção do eu sob a análise psicanalista

Dado como exemplos nos tópicos anteriores, percebemos que a construção do eu dentro do meio social não é de imediato. Existem diversos fatores que podem contribuir para as características da persona e do contexto de personalidade de cada indivíduo.

A figura materna e os membros da família desenvolvem um papel importantíssimo na primeira e segunda infância a nível de espelhamento. Podendo ser este, saudável ou venoso.

A construção do eu não é imediata e precisa do outro, da sua arovação , indicação até que nos conscientizemos de quem somos. Aliás, leva muito tempo, até a vida adulta, para a pessoa se libertar da necessidade de aprovação dos outros e realmente descobrir quem é independente da visão do outro.

Solange Coelho has reacted to this post.
Solange Coelho