Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Contribuições das Teorias da Psicologia Social e a Aplicação Prática na Vida

O curso inteiro até aqui foi excepcional. Neste último módulo onde foi abordado:

A psicologia social Sociológica, Psicologia Social Psicológica e Psicologia Social Crítica, que é de suma importância para compreensão do sujeito, e que exploram os comportamentos, os pensamentos e os sentimentos do mesmo, que são influenciados pela presença, real ou imaginada, de outras pessoas, dentre outras complexidades que foram discutidas ao longos dos séculos e que hoje continua numa construção,pois como bem também já lemos nos textos,artigos deste curso, "a relação entre o cientista e sua época histórica revela a construção de uma ciência, então, nós na condição de estudantes pesquisadores, porque não dizer cientistas em busca de nos aprofundarmos e entendermos cada vez mais ao menos mais um pontinho dessa complexidade imensa que é o ser humano, para que assim também possamos contribuir cada vez mais na construção de um ser melhor e um mundo mais saudável mente,corpo e alma.

Outras teorias também como o behaviorismo, o cognitivismo, a teoria das representações sociais, bem como também a psicanálise, seguem abaixo algumas considerações a respeito de cada uma:

Behaviorismo, tem como foco o comportamento observável. Enfatiza como o ambiente e a aprendizagem moldam o comportamento humano por meio de reforços e punições. Exemplo prático: Se uma pessoa é frequentemente elogiada por ajudar os outros, é mais provável que continue a fazê-lo.

Cognitivismo, estuda os processos mentais, como percepção, memória e raciocínio. Exemplo prático: Duas pessoas assistindo a um mesmo filme podem ter interpretações diferentes com base em suas experiências e modos de pensar.

Teoria das Representações Sociais, explora como as sociedades compartilham e constroem significados. Exemplo prático: As representações sociais do que significa "sucesso" podem variar entre diferentes culturas, afetando as aspirações e comportamentos das pessoas.

Psicanálise, embora seu criador seja Sigmund Freud, vem conectar-se também à psicologia social, Freud teve esse olhar ao considerar como as dinâmicas inconscientes e as experiências da infância influenciam o comportamento social. Exemplo prático: Uma pessoa que teve experiências de rejeição na infância pode inconscientemente evitar relacionamentos íntimos na vida adulta.

Lincando a Psicanálise na Psicologia Social, vemos que a psicanálise contribui ao destacar como processos inconscientes, como os mecanismos de defesa e as identificações, influenciam interações sociais. Freud introduziu a ideia de que muitos de nossos comportamentos sociais são motivados por desejos e conflitos inconscientes.

Trazendo esse aprendizado para uma aplicação na vida, ntender essas matrizes teóricas pode nos ajudar a lidar melhor com situações sociais cotidianas. Por exemplo, ao reconhecer que alguém está agindo de maneira defensiva, podemos optar por abordagens mais compreensivas ou menos confrontacionais, auxiliando na comunicação e fortalecendo relacionamentos. Reconhecer a influência de experiências passadas nas nossas interações atuais pode facilitar o desenvolvimento pessoal e uma melhor compreensão de si mesmo e dos outros. E claro, isso só é possível se nos dispormos ao aprendizado, ao autoconhecimento, para que aconteça uma elevação de consciência se permitindo a tal processo.