Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Crescemos sem nos conhecer

Nascemos tentando entender quem somos e o que estamos fazendo fora do lugar de aconhego, do lugar quentinho que fomos expulsos.

É como  se vivessemos em um planeta por um período, e derrepente nos tranportassem para outro, onde não temos consciência de quem somos, mas no fundo (inconscientemente) procurassemos a nossa proteção, e mesmo quando ela chega, não nos sentimos protegidos o suficiente. Continuamos crescendo, nos procuramos no espelho e ainda assim, tem sempre uma descoberta nova a nosso respeito, na verdade , é um auto conhecimento eterno.

"Volte seus olhos para dentro, contemple suas próprias profundezas, aprenda primeiro a conhecer-se."

Sigmund Freud

Conhecer-se profundamente  e algo um tanto impossível por que  estamos em constante mudança, tudo pode ser um gatilho que já vem inerente ou ser humano ou um acontecimento . Podemos até tentar de certo ponto Até conseguir nos conhecer mas muitas coisas dentro de nós são mascaradas .

Acredito que somos feitos de uma mistura de experiências, percepções, crenças, influências e ambiente, por isso, muitas vezes podemos ter atitudes que surpreendem a nós mesmos pois podemos reagir de formas diferentes em contextos parecidos. Como exemplo disso podemos citar pessoas que passaram pelas mesmas experiências  e reagem aos mesmos problemas de forma diferente. Sendo assim, acredito ser impossível alguém se conhecer completamente, pois existem situações as quais nunca passamos e com isso não podemos afirmar categoricamente qual seria nossa reação diante daquilo. Assim, da mesma forma que não sabemos muito sobre nosso inconsciente nem tão pouco conseguimos dominar nossa própria mente, acredito que conhecer a nós mesmos seria uma missão quase impossível, tendo em vista que não conseguimos controlar o que acontece a nossa volta e por isso, conhecer completamente a si mesmo implicaria em um ser perfeito demais a ponto de conhecer todos seu limites, fraquezas e com esse ter pleno domínio próprio, coisa que vai além das capacidades humanas, pois sempre erramos e é nesse ponto que percebemos que não nos conhecemos tão bem quanto acreditávamos.

Aline Marques de Lima has reacted to this post.
Aline Marques de Lima

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱