Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Definir imagem e constituição do eu a partir da teoria psicanalista.

A descoberta do inconsciente gerou um feito radical no pensamento da época em todas as áreas da ciências.

A constituição do eu na teoria psicanalítica envolver percorrer um caminho que Freud chamou de metapsicológica , ou seja, é um campo de estudo sobre as relações entre inconsciente e a consciência, considerando um conhecimento psicológico na busca das dimensões tópicas, dinâmicas e econômica do psiquismo, o que quer dizer abordar uma teoria das localizações, dos domínios e das ações do psiquismo. Podemos iniciar  este caminho da constituição do eu relembrando o desenvolvimento do ser humano.

A segunda tópica de Freud, o termo "eu" que inicialmente era a sede da consciência na primeira tópica que abrangia o consciente, pré-consciente e o inconsciente, no seu processo de identificação (com o outro) pode constituir-se com este traço, e ter uma alteração por essa imagem/referência desse outro. Portanto, o eu é a parte do que foi modificado pela interferência do outro, ou sejs do mundo externo, via os sistemas percepção-consciência. Nesta sua segunda teoria do aparelho psíquico, Freud introduziu os conceitos de Id, ego, e superego para referir-se à estrutura da personalidade.

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱