Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

Page 1 of 87Next

A Psicologia ocupa-se do sujeito que está num meio social que é passível de mudanças de acordo com o momento histórico em que vive. Portanto, cada tempo histórico interfere e modifica a construção da compreensão sobre os sujeitos, assim como as práticas psicológicas constituidas em cada um desses tempos. Para vivenciar um pouco dessas transformações, vamos fazer uma volta ao passado. Entre na máquina do tempo e tente se ver, como psicólogo, em diferentes tempos passados.

Iniciaremos a viagem no século XIX: Identifique como você, profissional de psicologia, atuaria naquele tempo a partir das perspectivas estruturalistas e funcionalistas (quais espaços você iria trabalhar? Quais atividades desenvolveria?).

Seguindo um pouco mais no tempo, chegamos ao século XX quando outras vertentes/teorias (por exemplo: Gestalt, o Behaviorismo e a Psicanálise) surgem e substituem perspectivas anteriores. Agora, também se imagine atuando profissionalmente a partir de cada uma dessas teorias. Quais campos, práticas e atividades você desenvolveria?

Aparecido Lourenco Araujo, George Maxwell Rodrigues de Oliveira and 29 other users have reacted to this post.
Aparecido Lourenco AraujoGeorge Maxwell Rodrigues de OliveiraKLEISON DE CASTRO FERNANDEScicero manoel da silvaVanessa Cristina Lima da SilvaJocifran Lacerda Cirilo de Souzagleicecristinasantos1@gmail..comAninha_yigKatPicirillokarlaalexandre CordeiroTiego Mutto VitoriaMarthaMaria Jose da Silva de MeloMarcelo Santos34Anderson_Silva2001Chelsea BitaraesAndréa ElKimberlyWladimir Gonzaga dos SantosJefferson garciaCynthia Nara Juvencio Barbosa DoriniGabrielaSilvaBruna maiamarcelopimentel81@gmail.comEstevao FelipeJamile BrittoCarlos Augusto Clementino de SousaFERNANDO ANTONIO GALINDO FELIXRenata Miranda 24Raquel Lima

Eu ainda não sendo psicologo me ocuparia da psicanálise e do behaviorismo duas teorias que me chamam muito a tenção por trabalhar e estudar o comportamento humano.

Meriellen Celina custodio nogueira vieira, Wellington de Souza and 16 other users have reacted to this post.
Meriellen Celina custodio nogueira vieiraWellington de SouzaPastora Edilane ReisMaria ClaudineteAninha_yigSolange Maria Barreto GuimaraesLuis Fernando Barbosa CunhaKatPicirilloTiego Mutto VitoriaLaura SalgadoLuciene CarvalhoCristina CoelhoBruna maiajeronimoMarcia Jakeline Lopes da Silva@garcez131313Carla de Oliveira CidadeRaquel Lima

A Psicanálise é muito importante.

Camila Freitas Leite, Luis Fernando Barbosa Cunha and 4 other users have reacted to this post.
Camila Freitas LeiteLuis Fernando Barbosa CunhaLaura SalgadoCristina CoelhoBruna maiaMarcia Jakeline Lopes da Silva

Gostaria de ser escritor romântico, porque assim conseguiria ter sensibilidade as coisas e comportamentos humanos, ser um pensador para estar a frente do tempo e espaço.

EvandroAnalise, Cristina Coelho and 3 other users have reacted to this post.
EvandroAnaliseCristina CoelhoANA PAULA FERREIRA DA SILVABruna maia@garcez131313

Sou uma psicóloga,usaria a psicanalise clínica,psicologia social e comportamental.

Solange Maria Barreto Guimaraes, Cristina Coelho and 2 other users have reacted to this post.
Solange Maria Barreto GuimaraesCristina CoelhoFERNANDO ANTONIO GALINDO FELIX@garcez131313

A psicanálise como base teórica

Raquel Lima has reacted to this post.
Raquel Lima

A psicanálise clinica e Integrativa, juntas vem para ajuda muitas pessoas na área da saúde mental.

Wellington de Souza, Solange Maria Barreto Guimaraes and 3 other users have reacted to this post.
Wellington de SouzaSolange Maria Barreto GuimaraesKatPicirilloFERNANDO ANTONIO GALINDO FELIX@garcez131313

Eu usaria a psicanalise clinica e integrativa desde o principio para auxiliar a humanidade em seu desenvolvimento emocional.

Marcos J. s. de Oliveira, KatPicirillo and Cristina Coelho have reacted to this post.
Marcos J. s. de OliveiraKatPicirilloCristina Coelho

Todas as vertentes tem o seu legado, por isso, o terapeuta atual deve a partir das abordagens passadas ou atuais estar atento as novas demandas na geração atua. Deve buscar todas as possibilidades de na busca de solução para o SER dá o seu melhor. Como psicanalista não posso ser diferente, devo desenvolver a psicanálise numa perspectiva moderna e abrangente.

Edileuza has reacted to this post.
Edileuza

No Século XIX quando a fonte que se tinha era o estruturalismo e o funcionalismo, me enxergo como apreciadora dos processos relacionados ao consciente rodeado de descobertas. Eu desenvolveria teses a partir dos conceitos da época. Procurando entender qual o sentido real para determinados comportamentos humanos.

Já falando do Século XX, utilizando de conceitos futuristas para aquele momento, Gestalt, Behaviorismo e Psicanalise, me vejo como atuante de forma mais prática no campo da Psicologia. Pois, entender que o todo é diferente da soma de suas partes e que o inconsciente é capaz de determinar traços significativos da nossa personalidade traz uma abordagem muito mais ativa do que é nossa realidade cotidiana. Entendendo os processos e caminhos que a mente é capaz de fazer para determinar o que é bom ou não para o indivíduo.

Eu particularmente, gosto da ideia de entender o inconsciente. De vasculhar o que há de mais profundo no ser humano, então a abordagem psicanalítica para mim, seria a mais indicada.

Tiago Reggio, roselypereirajardim@gmail.com and 16 other users have reacted to this post.
Tiago Reggioroselypereirajardim@gmail.comWellington de SouzaAndre Demetrio CoutinhoMillena DomingosEdileuzaFrancisco OliveiraFabiana cunhaCecilia de Fatima Almeida Miranda Tudela CarneiroArthurKennedy GavazzaCristina CoelhoRoselene Balduino de Carvalho PeriottoMarcilene Soares Paulo DuarteAlan SantosFERNANDO ANTONIO GALINDO FELIXLuiza Lopes Louro RahmanTatiana Disconzi
Page 1 of 87Next