Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 125 of 125

Me ocuparia em trabalhar com a psicanálise ajudando as pessoas a se curarem através do tratamento do seu inconsciente.

Eu me ocuparia da Psicanálise, pois o inconsciente de uma pessoa pode revelar diversos traumas de sua vida.

Tomando por base as perspectivas estruturalista e funcionalista, como psicóloga nos XIX e XX, eu atuaria com a junção dessas duas teorias, visto que a primeira inspira a segunda em termos de análise do comportamento, embora de forma diferente.

Eu atuaria em ações de outros serviços humanos tomando por base que naquela época os espaços de trabalho se dividiam entre a investigação acadêmica rigorosa (em laboratórios universitários), no caso do estruturalismo e aplicação prática em instituições sociais (família, escola, governo) no caso do funcionalismo.

Desenvolveria como psicóloga as seguintes atividades:

Observação de comportamento (psicologia comparativa, infantil e do desenvolvimento);

Testes mentais: medir as habilidades funcionais e diferenças individuais;

Estudos fisiológicos: pesquisas sobre como o sistema nervoso auxilia na adaptação do organismo ao meio ambiente.

Enquanto o behaviorismo reduz a experiência humana a reações a estímulos e a Gestalt foca predominantemente na organização da percepção e do aqui-e-agora,  Eu me dedicaria, assim como estou me dedicando agora, a estudarriaa abordagem psicanalítica. A psicanálise valoriza a singularidade da história de vida e a complexidade do desejo, possibilitando uma interpretação com mais elementos que possibilitam entender como as marcas do passado e as angústias reprimidas moldam, de forma contínua e dinâmica, a maneira como cada indivíduo se relaciona com o mundo e com a própria evolução.

No século XIX, sob a ótica estruturalista, eu passaria o dia em laboratório, solicitando que os sujeitos descrevessem minuciosamente a intensidade de uma luz, na tentativa de acessar os “átomos” do pensamento e compreender a estrutura da mente a partir da experiência consciente imediata. O olhar estaria voltado para a decomposição da consciência em seus elementos mais básicos, numa busca quase científica por precisão.

Já no século XX, como psicanalista, minha escuta mudaria de direção: eu me colocaria diante do sujeito não mais para medir ou decompor sua experiência, mas para ouvi-la em profundidade. A fala do paciente se tornaria o caminho privilegiado para acessar o inconsciente, onde desejos, conflitos e marcas do passado se manifestam de forma simbólica. O sofrimento deixaria de ser apenas observado e passaria a ser interpretado, acolhido e elaborado.

Essa transição revela uma mudança fundamental: de uma psicologia que buscava explicar a mente como objeto, para uma prática que reconhece o sujeito em sua singularidade, atravessado pela história, pelas relações e pelo que não se diz, mas insiste em se repetir.

Pensando naquela época eu optaria pela Psicanálise integrativa e clínica sem dúvidas, o estudo do inconsite em toda a história da humanidade é algo que as pessoas buscam  compreender mais. A Psicanalise traz a possibilidade ao ser humano de se conhecer e se entender profundamente.

É inegável a contribuição de cada escola psicológica na constituição do estudo do comportamento humano como ciência, como estou estudando psicanálise é obvio que o entendimento do funcionamento da psique e os conteúdos inconscientes que podem vir à consciência na análise me chamam muito a atenção.

Mas cada escola tem seu lugar e são complementares ao meu ver ...

Atuaria no século XIX em laboratórios sociais, em conjunto com outros cientistas na descoberta de novas estruturas, bem como em universidades. Já no Sec XX buscaria aprofundar os atendimentos em Gestalt e Behaviorismo, sem perder o foco na psicanálise freudiana

No século XIX, sob a influência do estruturalismo e do funcionalismo, minha atuação como psicólogo estaria fortemente ligada ao ambiente acadêmico e experimental. No estruturalismo, o foco seria investigar a estrutura da mente por meio da introspecção controlada. Eu provavelmente trabalharia em laboratórios, realizando experimentos para analisar sensações, percepções e sentimentos, buscando decompor a consciência em seus elementos básicos.

Já a partir do funcionalismo, minha atuação se voltaria para a compreensão das funções da mente e seu papel na adaptação do indivíduo ao ambiente. Nesse caso, eu poderia atuar não apenas em laboratórios, mas também em contextos educacionais e aplicados, como escolas, observando comportamentos e investigando como processos mentais ajudam o indivíduo a se ajustar às demandas da vida cotidiana. Minhas atividades incluiriam observação, experimentação e aplicação prática do conhecimento psicológico.

A Gestalt traz uma visão de que o todo é mais do que a soma das partes. Atuando sob essa perspectiva, eu trabalharia com percepção e experiência consciente, possivelmente em clínicas ou contextos educacionais, ajudando indivíduos a compreenderem como organizam suas experiências.

No Behaviorismo, o foco estaria no comportamento observável. Minha atuação seria mais objetiva e mensurável, podendo ocorrer em clínicas, escolas, empresas ou até em contextos industriais, desenvolvendo técnicas para reforçar ou extinguir comportamentos.

Já na Psicanálise, minha atuação seria predominantemente clínica. O foco estaria no inconsciente, nos conflitos internos e na história de vida do sujeito. Eu atenderia pacientes em consultório, utilizando a escuta, a interpretação de sonhos e a associação livre como principais ferramentas. O objetivo seria promover autoconhecimento e elaboração de conflitos psíquicos.

PreviousPage 125 of 125