Desafio
Citação de Angelica Fagundes Miranda em abril 22, 2026, 7:24 pmNas duas perspectivas eu buscaria ouvir mais as pessoas para entender melhor o inconsciente e saber das influências da sociedade e vida cotidiana nos pensamentos e ideias.
Nas duas perspectivas eu buscaria ouvir mais as pessoas para entender melhor o inconsciente e saber das influências da sociedade e vida cotidiana nos pensamentos e ideias.
Citação de Natyleocata em abril 23, 2026, 6:00 pmFascinante saber que as mulheres tiveram um papel tão importante na psicologia .
Fascinante saber que as mulheres tiveram um papel tão importante na psicologia .
Citação de CARMEM THALITA CHRISTO em abril 29, 2026, 4:42 pmno século XIX as opções para analise era usar da introspecção como ferramenta para estudar a estrutura da consciência. já no século XX entra as ferramentas da psicanálise, do behaviorismo, gesltat entre outros, que permite estudar melhor conceitos de subconciente, condicionamento clássico e operante, e compreender padrões da percepção humana.
no século XIX as opções para analise era usar da introspecção como ferramenta para estudar a estrutura da consciência. já no século XX entra as ferramentas da psicanálise, do behaviorismo, gesltat entre outros, que permite estudar melhor conceitos de subconciente, condicionamento clássico e operante, e compreender padrões da percepção humana.
Citação de Leonildo Lago Matos em abril 30, 2026, 3:17 pmMe ocuparia na Psicanalise, como ja faço nos dias hoje.
A Psicanalise me encanta a cada dia, quando vejo a evolução nos pacientes que atendo, isso mostra a força da Psicanalise no mundo Contemporâneo.
Me ocuparia na Psicanalise, como ja faço nos dias hoje.
A Psicanalise me encanta a cada dia, quando vejo a evolução nos pacientes que atendo, isso mostra a força da Psicanalise no mundo Contemporâneo.
Citação de Kesler em maio 4, 2026, 12:28 amSe eu volto no tempo, eu não sigo escola.
Eu uso a escola como ferramenta.
SÉCULO XIX
Enquanto muitos estavam tentando “entender a mente”,
eu estaria tentando usar a mente.Ambiente?
Laboratórios, sim… mas também onde o comportamento acontece de verdade:
- Indústria nascente
- Educação
- Relações humanas em formação
Eu não ficaria preso à introspecção.
Eu transformaria isso em modelo de leitura e previsão de comportamento.Ou seja:
quem observa descreve…
eu observo para controlar variável.SÉCULO XX
Aqui o jogo abre.
E a maioria se perde porque escolhe um lado.
Eu não.
Eu integraria.
Behaviorismo
Eu pegaria isso e levaria para performance.
Condicionamento, repetição, reforço.Resultado previsível.
Gestalt
Aqui entra consciência.
Eu usaria para quebrar padrão automático.Trazer o sujeito para o presente…
e fazer ele enxergar onde está errando sem perceber.Psicanálise
Aqui está o poder.Enquanto muitos ficam presos interpretando história,
eu usaria para ler o que trava o sujeito hoje.
- Medo disfarçado de prudência
- Procrastinação travestida de análise
- Autossabotagem mascarada de cautela
Eu não trataria só dor.
Eu trataria decisão.Minha atuação em qualquer época:
- Clínica → leitura profunda + destravamento
- Empresas → comportamento aplicado à performance
- Educação → formação de mentalidade dominante
Eu não seria um psicólogo de corrente teórica.
Eu seria um operador de comportamento humano.
Porque teoria explica.
Mas quem domina comportamento… dita resultado.E no final, não vence quem entende mais a mente.
Vence quem sabe usar ela melhor que os outros.
Se eu volto no tempo, eu não sigo escola.
Eu uso a escola como ferramenta.
SÉCULO XIX
Enquanto muitos estavam tentando “entender a mente”,
eu estaria tentando usar a mente.
Ambiente?
Laboratórios, sim… mas também onde o comportamento acontece de verdade:
- Indústria nascente
- Educação
- Relações humanas em formação
Eu não ficaria preso à introspecção.
Eu transformaria isso em modelo de leitura e previsão de comportamento.
Ou seja:
quem observa descreve…
eu observo para controlar variável.
SÉCULO XX
Aqui o jogo abre.
E a maioria se perde porque escolhe um lado.
Eu não.
Eu integraria.
Behaviorismo
Eu pegaria isso e levaria para performance.
Condicionamento, repetição, reforço.
Resultado previsível.
Gestalt
Aqui entra consciência.
Eu usaria para quebrar padrão automático.
Trazer o sujeito para o presente…
e fazer ele enxergar onde está errando sem perceber.
Psicanálise
Aqui está o poder.
Enquanto muitos ficam presos interpretando história,
eu usaria para ler o que trava o sujeito hoje.
- Medo disfarçado de prudência
- Procrastinação travestida de análise
- Autossabotagem mascarada de cautela
Eu não trataria só dor.
Eu trataria decisão.
Minha atuação em qualquer época:
- Clínica → leitura profunda + destravamento
- Empresas → comportamento aplicado à performance
- Educação → formação de mentalidade dominante
Eu não seria um psicólogo de corrente teórica.
Eu seria um operador de comportamento humano.
Porque teoria explica.
Mas quem domina comportamento… dita resultado.
E no final, não vence quem entende mais a mente.
Vence quem sabe usar ela melhor que os outros.
Citação de Diego Melo em maio 27, 2026, 3:39 pmA atuação como um profissional de saúde mental, provavelmente, teria abordagens diferentes em períodos diferentes. No século XIX, por exemplo, o trabalho seria muito mais acadêmico focado na interioridade do sujeito, enquanto no século XX, com o behaviorismo, o olhar profissional se assentasse melhor na leitura do ambiente.
Ambas as posturas laborais parecem ser muito distantes do que realizamos atualmente, ao propor a clínica como um espaço de escuta, onde o sujeito é analisado a partir de suas próprias interações e interpretações do mundo.
A atuação como um profissional de saúde mental, provavelmente, teria abordagens diferentes em períodos diferentes. No século XIX, por exemplo, o trabalho seria muito mais acadêmico focado na interioridade do sujeito, enquanto no século XX, com o behaviorismo, o olhar profissional se assentasse melhor na leitura do ambiente.
Ambas as posturas laborais parecem ser muito distantes do que realizamos atualmente, ao propor a clínica como um espaço de escuta, onde o sujeito é analisado a partir de suas próprias interações e interpretações do mundo.
Citação de LEANDRA MÁRCIA DE CARVALHO em junho 8, 2026, 4:47 pmA Psicologia se transforma conforme as mudanças históricas e sociais. No século XIX, se eu atuasse pela perspectiva estruturalista, trabalharia em laboratórios estudando a consciência humana por meio da observação e da introspecção. Já como funcionalista, atuaria em escolas e instituições, buscando compreender como as pessoas se adaptam ao ambiente.
No século XX, com a Gestalt, eu ajudaria as pessoas a compreenderem suas percepções e experiências de forma integrada. No behaviorismo, meu foco seria a observação e a modificação de comportamentos. Já na psicanálise, abordagem mais próxima da minha formação em Psicanálise Integrativa, atuaria em clínica, auxiliando os pacientes a compreenderem conflitos inconscientes e desenvolverem maior autoconhecimento.
Essas abordagens mostram como a Psicologia evoluiu e ampliou suas formas de compreender e auxiliar o ser humano.
A Psicologia se transforma conforme as mudanças históricas e sociais. No século XIX, se eu atuasse pela perspectiva estruturalista, trabalharia em laboratórios estudando a consciência humana por meio da observação e da introspecção. Já como funcionalista, atuaria em escolas e instituições, buscando compreender como as pessoas se adaptam ao ambiente.
No século XX, com a Gestalt, eu ajudaria as pessoas a compreenderem suas percepções e experiências de forma integrada. No behaviorismo, meu foco seria a observação e a modificação de comportamentos. Já na psicanálise, abordagem mais próxima da minha formação em Psicanálise Integrativa, atuaria em clínica, auxiliando os pacientes a compreenderem conflitos inconscientes e desenvolverem maior autoconhecimento.
Essas abordagens mostram como a Psicologia evoluiu e ampliou suas formas de compreender e auxiliar o ser humano.
Citação de Tatiana Borges Rego Da Silva em junho 9, 2026, 10:57 amEm resumo, cada época e abordagem moldou a atuação do psicólogo, que passou da pesquisa básica para uma atuação ampla ,ligada às necessidades da sociedade.
Em resumo, cada época e abordagem moldou a atuação do psicólogo, que passou da pesquisa básica para uma atuação ampla ,ligada às necessidades da sociedade.