Forum

Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumPsicanálise Integrativa: Comportamento socialDesafio
Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

Page 1 of 22Next

De acordo com Skinner (2003), para que um comportamento seja considerado social, precisa existir o que se chama de “sistemas entrelaçados de resposta” ou “sistemas entrelaçados de comportamento”. Esses sistemas caracterizam a interação entre as tríplices contingências. As tríplices contingências representam descrições de relações entre eventos como: o comportamento de duas ou mais pessoas, pois todo comportamento acontece em um determinado contexto e gera uma consequência.

Ferraz Maciel, Cristiane Goncalves Machado Cunha and 2 other users have reacted to this post.
Ferraz MacielCristiane Goncalves Machado CunhaFrancisco GomesZanoni

Vivemos numa era de relacionamentos fluidos, em que a verdade não deve ser dita ou ensinada.

Kennedy Gavazza has reacted to this post.
Kennedy Gavazza

R1.

Através dos processos de interação e mediação é possível estimular de forma eficaz o desenvolvimento físico, motor, cognitivo, emocional e social, de forma a auxiliar o individuo e, no caso, o aluno, a sanar suas dúvidas e ensinar como se portar em situações da vida diária, preparando este para serem iniciadas com êxito nas regras e norma sociais, por exemplo.

 

Na interação, Vygotisky entende que o conhecimento é concebido pelo desenvolvimento humano a partir das relações sociais, das quais a pessoa estabelece no decorrer da vida. Nesse referencial, o processo de ensino-aprendizagem também se constitui dentro de interações que vão se dando nos diversos contextos sociais.  Quanto a mediação, este é um processo de interação, dialógico, onde indivíduos realizam trocas de aprendizado ou informações, com o intuito de aprenderem conjuntamente.  Os processos de interação estão estreitamente ligados ao de mediação, pois sempre acontecem mediados por signos (A noção significante utilizada por Lacan é proveniente de Ferdinand de Saussure, um linguista que propôs uma visão estruturalista da linguagem. Para Saussurre, a linguagem seria formada por elementos chamados signos) ou símbolos, sendo a palavra e a linguagem os principais, assim os conhecimentos são transferidos e internalizados

No caso, no qual tanto professor quanto aluno aprendem e ensinam juntos, a media é o processo ao qual se dá a interação, há uma co-construção do entendimento, pois quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender.

 

R2

A importância de identificar o tipo a interação é sempre importante por conta da forma de aprendizado necessário, ou seja, como o aprendizado decorre do a partir das relações sociais, é importante intender como se dá a interação para que possa ser praticada de forma a resultar em aprendizado.

 

R3

O comportamento social pode ser entendido a partir da interação entre dois seres, resultando em atitudes que afetam, seja de maneira saudável ou não, o comportamento ou até mesmo a vida do outro. No caso em questão, a relação que ocorre é de aprendizado, onde, através da mediação, tanto o professor quanto aluno aprendem e ensinam juntos, a media é o processo ao qual se dá a interação.

Raysp, Jocifran Lacerda Cirilo de Souza and 5 other users have reacted to this post.
RayspJocifran Lacerda Cirilo de SouzaAldair FerreiraCecilia de Fatima Almeida Miranda Tudela CarneiroOtavio BragiattoZanoni@garcez131313

A interação entre professor e aluno faz com que o estímulo ensinar frações desencadeia uma resposta o aprendizado a partir ddo conteúdo ensinado em aula.(consequência).

roselypereirajardim@gmail.com, Luciane Ayrosa de oliveira Silva de Souza and 3 other users have reacted to this post.
roselypereirajardim@gmail.comLuciane Ayrosa de oliveira Silva de SouzaFrancisco GomesZanoniMarcia Jakeline Lopes da Silva

O comportamento social pode ser entendido como interação entre dois seres que afetam a vida dos envolvidos. A interação entre o professor e o aluno faz com o que o ato (estímulo) de ensinar desencadeie uma resposta (aprendizagem) e o aluno entende o que foi explicado ( consequência=aprendizado)

roselypereirajardim@gmail.com, Cecilia de Fatima Almeida Miranda Tudela Carneiro and 3 other users have reacted to this post.
roselypereirajardim@gmail.comCecilia de Fatima Almeida Miranda Tudela CarneiroFerraguttiFrancisco GomesMarcia Jakeline Lopes da Silva

A imagem mostra uma tríplice contigencia entre o professor e o aluno.

O professor usa o material de estudo como forma para mediar o aprendizado do menino.

Francisco Gomes and Zanoni have reacted to this post.
Francisco GomesZanoni

Em relação a primeira pergunta do forum o proesso é interativo, um proesso reciproco envolvendo a interação pessoal, ambiente e o processo de aprendizagem.

Há um processo de interação de aprendizagem, professor e aluno, onde a conjuntura, ou seja a qualificação desse tipo de relacionamento estaria alinhado aos objetivos  comuns dos dois indivíduos.

Fazendo uma abordagem do autor (Skinner,203), os sistemas entrelaçados são as repostas ou um produto gerado pela respsota a consequênia e uma contigências, que participa como consequência em outra contigência que se cruzam ou se sobrepõem.

 

Francisco Gomes and Zanoni have reacted to this post.
Francisco GomesZanoni

O comportamento social é a resposta da nossa ação comportamental diante da sociedade em que vivemos. Se fugirmos  do padrão do qual é normal imposto pela sociedade soremos considerados como anormais. Assim com certeza nos encaminhariam para um profissional competente da área.

interação social por meio de participação

Este é um caso de interação por mediação, onde o comportamento do professor é impactado pelo comportamento do aluno. Quer dizer, o aluno, no caso, André, participa ativamentr como pessoa, o que caracteriza essa interação. Isto posto, porque o tipo de interação entre as pessoas deve ser a mediação. Logo, esse exemplo, retrata um comportamento social.

Os sistemas entrelaçados de comportamento nessa situação podem ser identificados quando se analisam as relações entre as tríplices contingências do comportamento do professor Pedro e do aluno André.  As consequências do comportamento de Pedro (André aprender frações) são mediadas pelas ações de André e suas consequências (estudar e aprender frações). Essas interações entre as consequências do comportamento de Pedro e ações e consequências do comportamento de André são chamadas de "sistemas entrelaçados de resposta” ou “sistemas entrelaçados de comportamento” e são características dos comportamentos sociais.

Cecilia de Fatima Almeida Miranda Tudela Carneiro, Francisco Gomes and Hans Luis de Paiva have reacted to this post.
Cecilia de Fatima Almeida Miranda Tudela CarneiroFrancisco GomesHans Luis de Paiva
Page 1 of 22Next