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Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumPsicanálise Integrativa: Comportamento socialDesafio
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Desafio

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No caso em.questão, aluno e professor interagem entre si na produção do conhecimento, que, até aquele momento, era de domínio exclusivo do professor. A interação entre duas pessoas (ou mais), o ambiente escolar descrito ali, produz o comportamento social.

A colocação remete ao conceito de comportamento social que é entendido como interação entre dois ou mais indivíduos da mesma espécie de maneira saudável.

De acordo com essa imagem do professor e do aluno nos condiz,que a ação do comportamento idealiza os exemplos do contexto do professor com o aluno.mostrando a idealizar a matéria com o ambiente em sala de aula.

Skinner sugeriu que o comportamento social pode ser estudado como um fenômeno no âmbito do próprio  indivíduo, com propriedades distintivas, tomando-se a contingência tríplice como unidade de análise.

Tanto o objetivo do professor e do aluno são concatenados para o aprendizado.

1º, Esses dois tipos de comportamentos não são opostos, mas sim complementares, já que em ambos os casos é o indivíduo que se comporta.
Ou seja, entende-se que todo comportamento social é, em primeira estância,um comportamento individual. Assim, entende-se que a análise de comportamentos sociais pode ser feita à luz de conceitos utilizados na compreensão de comportamentos de forma geral

2ºNa perspectiva behaviorista, comportamento é o que ocorre na relação entre organismo e ambiente, de forma dinâmica,
podendo ser dividido em:evento comportamental (visto como as respostas do organismo frente aos eventos
ambientais);estado comportamental (relacionado à probabilidade de que uma resposta comportamental seja emitida no futuro);estado comportamental (relacionado à probabilidade de que uma resposta comportamental seja emitida no futuro);

3ºQuando existe a participação de outra pessoa, a interação entre o indivíduo que realiza a ação e a outra pessoa funciona da mesma forma como a interação entre o indivíduo e um objeto físico qualquer. Ou seja, nesse tipo de comportamento, em que a interação se dá através da mera participação, a ação da outra pessoa não se faz relevante.

O professor causa estimulo no aluno ao ensinar (aprendizado) que causa a consequência da aprendizagem do aluno.

Quando se afirma que todo comportamento social surge a parir da interação entre motivação, resposta e consequências da relação entre indivíduos, poderíamos até supor a existência de interdependência, mas ao olharmos mais atentamente percebemos que o modus operandi, se dá  num processo de dependência entre as partes compondo o processo das relações no sistema do convívio social, mesmo cada indivíduo sendo em tese independente.

O tema relacionado com o comportamento social, é um tema um tanto complexo hoje, tem comportamentos que para determinados grupos de indivíduos poderá será considerados ofensivos muitas vezes do ponto de vista religiosos, para outros não. É COMPLEXO E MERECE UMA BOA REFLEXÃO DE TODOS NÓS!

A primeira questão a destacar é que a interação social e a mediação do outro tem fundamental importância na escola. Pode-se dizer que a interação professor-aluno é imprescindível para que ocorra o processo de aprendizagem. Por essa razão, justifica-se a existência de tantos trabalhos e pesquisas na área da educação dentro dessa temática, os quais procuram destacar a interação social e a atuação do professor mediador, como requisitos básicos para qualquer prática educativa efetiva.

 

Conforme Vygotsky, construir conhecimento envolve uma ação partilhada e um processo de mediação entre sujeitos. (MARQUES, 2006)

Marques (2006) considera que a interação social é indispensável para a aprendizagem.

De acordo com o texto e imagem, podemos entender que há um interlocutor em foco, o qual transmite uma informação, gerando um produto mesmo que este não seja palpável, enquanto isso um aluno ouve e observa as explicações, absorvendo o conteúdo encimado, sendo assim ocorre a tríplice contingência, pois um se colocou como criador de um produto, e houve a absorção do mesmo produto por um outro espectador, a representação gráfica ocorre durante este comportamento onde houve relação entre duas pessoas com estímulos.

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