Forum

Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumPsicanálise Integrativa: Comportamento socialDesafio
Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 3 of 22Next

MEDIAÇÃO:

As relações sociais internalizadas se convergem em funções mentais. Assim, a partir da mediação do outro ocorre o desenvolvimento dos níveis superiores da mente. Através da mediação a criança se apropria dos modos de comportamento e da cultura, representativos da história da humanidade.

Interação Social:

Trata-se de uma condição indispensável para o desenvolvimento e constituição das sociedades. Por meio dos processos interativos, o ser humano se transforma num sujeito social.

Percepção, sensação, identificação e aprendizagem.

Interação social e comunicação interpessoal. Até que isso ocorra, um trabalho preliminar se impõe: o de analisar, definir e delimitar as contribuições das diferentes abordagens desse campo de estudo e de aplicação do conhecimento
psicológico.

a) a situação descrita apresenta um caso de interação social por meio de mediação, pois a ação do professor será mediada pela reação do aluno.

b) é importante diferenciar pois na interação social por meio de mediação a ação da outra pessoa é relevante.

c)a situação descreve um sistema entrelaçado pois é uma relação de tríplice contingência (interação entre estímulo-resposta-consequência) entre duas pessoas.

a) A situação descrita apresenta um caso em que a interação se dá por meio da mediação. Isso ocorre porque o comportamento do professor Pedro é impactado pelo comportamento do aluno André. Ou seja, André participa do comportamento como um organismo vivo, o que caracteriza a interação por meio da mediação. Caso fosse uma interação de mera participação, o comportamento de André não seria relevante (André teria o mesmo papel que outro objeto físico qualquer).

b) É importante identificar o tipo de interação porque, de acordo com Skinner (2003), para que um comportamento seja considerado social, o tipo de interação entre as pessoas deve ser a mediação. Logo, o exemplo acima retrata um comportamento social.

c) Os sistemas entrelaçados de comportamento nessa situação podem ser identificados quando se analisam as relações entre as tríplices contingências do comportamento do professor Pedro e do aluno André.  As consequências do comportamento de Pedro (André aprender frações) são mediadas pelas ações de André e suas consequências (estudar e aprender frações). Essas interações entre as consequências do comportamento de Pedro e ações e consequências do comportamento de André são chamadas de "sistemas entrelaçados de resposta” ou “sistemas entrelaçados de comportamento” e são características dos comportamentos sociais.

a) Sim a interação social acontece nessa situação, aonde o professor usa a mediação com o aluno, e o aluno usa a participação para interagir com o professor

b) É importante para conseguir identificar, as consequências geradas através da interação social, dos comportamentos das pessoas, em um determinado ambiente

c) Os sistemas entrelaçados de comportamento são; o contexto que é a história em si, a ação das pessoas no ambiente que se convive, e as consequências de toda essa interação social

De acordo com B. F. Skinner o comportamento social  é formado  do comportamento de duas ou mais pessoas em relação a uma outra ou em relação ao ambiente comum.

Os envolvidos tem a capacidade de interagir um ensinar e outro aprender e dessa ação existe comportamentos entrelaçados no a caso a matemática, que uma disciplina que requer muta responsabilidade social.

o comportamento

O comportamento social refere-se à conduta geral das pessoas em uma sociedade. é o conjunto de atividades e reações de um indivíduo ao ambiente em que está inserido. Pode indicar um grupo de ações ou uma ação singular. A maneira como nos comportamos passa por diversas metamorfoses ao longo de nossa existência, o comportamento social é um termo usado para descrever a conduta geral exibida por indivíduos em uma sociedade. É essencialmente em resposta ao que é considerado aceitável pelo grupo de pares de uma pessoa ou envolve evitar um comportamento caracterizado como inaceitável.

atraves do processo de mediação e interação é possivel ensinar, temos tambem ZDP,  a zona de desenvolvimento proximal.

Na Situação descrita entre o professor de matemática e o aluno acontece um caso de interação social por meio da mediação, onde o professor é o mediador entre a matéria estudada e o aluno.O professor oferece ao aluno um estimulo através da mediação da matéria e recebe uma resposta, positiva ou não, que é o aluno estar aprendendo ou não, e a partir dai ele muda, ou não a sua estratégia de ensino. É importante identificar o tipo de interação para sabermos o tipo de comportamento que está sendo utilizado nessa situação, e portanto, a forma de agir.

PreviousPage 3 of 22Next