Forum

Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumPsicanálise Integrativa: Comportamento socialDesafio
Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 4 of 28Next

No ambiente educacional, a mediação pedagógica é fundamental para o desenvolvimento e aprendizagem da criança, nesse contexto a mediação deixa de ser espontâneo e passa a ter uma intencionalidade. Nesse cenário o educador colabora no processo de construção de conceitos e de aquisição de novas experiências, viabiliza práticas que incita a interação entre outras crianças e o meio e organiza o meio educativo de maneira a promover o desenvolvimento mental e social da criança. Se o objetivo da escola é a socialização do indivíduo e a transmissão sistematizada dos conhecimentos científicos, isto é, da cultura histórica e socialmente construída, o educador tem papel fundamental na socialização e formação de um indivíduo criativo, crítico e participativo. Ao analisarmos o mundo em nossa volta, é possível observar a mediação presente em todas as atividades humanas, desde o nascimento a criança está em constante interação com os adultos e com o meio em que vive. O desenvolvimento do presente estudo possibilitou uma análise de como ocorre a mediação e como a Interação atua nesse processo de desenvolvimento infantil especialmente no período escolar especialmente na educação Infantil. A vida psíquica da criança é resultado das interações do meio humano e a mediação é responsável por unir a criança ao meio social, estimulando o amadurecimento de funções psicológicas ainda em formação.

neste caso temos tanto a mediação como a participação, que podem e deverm estar interligadas, pois o professor esta ali para mediar o aprendizado do seu aluno que por sua vez tem sua participação ativa na aula, isto pode  e de ococrrer dentro das salas de aula ou em lugares onde o aprendizado  é o objetivo final.

a parti da interação de duas pessoas, resulta em atitudes nas quais é benefica ou não para ambas as partes, havendo o entendimento, onde no exemplo temos:

Contexto: onde existe um assunto a ser avaliado.

Ação: Por parte do educador em ensinar

Consequência: Do outro ser em aprender.

Resumindo: Havendo Interação entre as duas partes.

  1. a) A palavra mediação significa estar no meio, entre dois pontos, então meu comportamento é mediado conforme o comportamento do outro, essa interação entre nós é que se dá a mediação, eu aprendo com o outro e o ensino também, o ser humano é humano segundo essa interação essa mediação, é o meio pelo qual eu aprendo, ou ensino.
  2. b) estudar aquilo que nossa mediação está mostrando, estudo algo para aprender, como no exemplo frações, o professor é o mediador onde ensina a matéria sobre fração. Ato de estudar, consequência aprender sobre a matéria.
  3. c) Os entrelaçamentos se dão pelos atos de aprender com o mediador ele ensina a todos a mesma matéria e todos aprendem essa contingência é a soma dos aprendizes com a mediação do professor, ou seja, a produção agregada com mediação e contingências entrelaçadas, aprendendo em conjunto podemos também ensinar, a aprendizagem afetou a todos, agregando valores com a aprendizagem. Essa é a tríplice contingência

Contexto = aula de matemática

Ação = ensinar frações

Consequência = aprender frações

O professor media o ensino da matéria para o André. O aluno que é André deve interagir socialmente para com o professor Pedro para que ele sane todas as sua dúvidas quanto a matéria e aprenda de forma satisfatória.

é importante identificar casos como esse para uma melhor abordagem. Sem saber qual processo envolve os indivíduos pode-se usar meios inadequados para solução de problemas.

Os sistemas entrelaçados de resposta são Pedro ensinar a André frações, André interagir com Pedro procurando solucionar suas dúvidas para com a matéria e a comunicação entre ambos para que todo esse processo ocorra.

O professor usa o material de estudo como forma de mediar o aprendizado do menino, exemplo perfeito da tríplices contingências.

Citação de IEVI em dezembro 16, 2021, 2:57 pm

De acordo com Skinner (2003), para que um comportamento seja considerado social, precisa existir o que se chama de “sistemas entrelaçados de resposta” ou “sistemas entrelaçados de comportamento”. Esses sistemas caracterizam a interação entre as tríplices contingências. As tríplices contingências representam descrições de relações entre eventos como: o comportamento de duas ou mais pessoas, pois todo comportamento acontece em um determinado contexto e gera uma consequência.

A situação apresenta a interação social por mediação, pois as respostas do aluno às ações do professor vão influenciar (ou mediar) suas próximas ações com relação ao ensino. É importante identificar o tipo de interação real e o tipo de interação ideal para obter os melhores resultados, pois suponhamos que esse contato entre professor e aluno fosse participativo, no qual o estudante, como objeto físico ou com uma atitude apenas receptiva, ouvisse o professor, mas não lhe desse resultados ou mostrasse em palavras ou ações se está ou não compreendendo a matéria, de modo que o professor não adaptasse o seu ensino, o que tornaria ineficiente esse processo de ensino e aprendizagem.

Na conceituação de Piaget (1896-1980) nomeada Tríplice Contingência, onde há o sequenciamento do estímulo-resposta-consequência, aplicando a esse contexto, o ensino do professor é o estímulo ao aluno, se o aluno demonstra que está entendendo (resposta), gera a consequência de o profissional continuar com a sua didática. Mudando a resposta do estudante, se esse não estiver entendendo os conteúdos, o professor, compreendendo que sua profissão não é apenas expressar conhecimento, mas que seus alunos assimilem e desenvolvam competências, diante dessa resposta do estudante, adapta o seu ensino (consequência) de modo que o mesmo possa entender.

Interação do professor e aluno que estimula a resposta e aprendizado do aluno

MEDIAÇÃO E PARTICIPAÇÃO

Isto é, o professor seria o “mediar” entre o aluno e a aprendizagem.

E o aluno, por sua vez, que por sua vez tem participação ativa no processo de aprendizagem.

A identificação desse tipo de interação é importante para que se haja uma compreensão, por exemplo, se o aluno, está ou não compreendendo a matéria, ou professor precisa adaptar ou não seu ensino, de modo a tornar mais eficiente o processo ensino/aprendizagem.

COMPORTAMENTO SOCIAL

O comportamento social pode ser entendido como qualquer contingência
tríplice (estímulo-resposta-consequência), cujas consequências são mediadas
pelo comportamento de outra pessoa. Ou seja, o comportamento social é controlado
(ou mediado) pela ação (resposta comportamental) de outra pessoa e
suas consequências, sendo delimitado pelas relações entre as respostas de um
indivíduo e os eventos ambientais (incluindo respostas de outros indivíduos)
(SAMPAIO; ANDERY, 2010).

PreviousPage 4 of 28Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱