Forum

Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumPsicanálise Integrativa: Comportamento socialDesafio
Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 5 of 22Next

Os comportamentos sociais fazem parte do que se entende por fenômenos
sociais. Fenômenos sociais são fatos ou eventos que despertam interesse
científico e estão relacionados à sociedade, à comunidade ou, simplesmente,
à coletividade (união de mais de uma pessoa).

À primeira vista, é possível pensar que a noção de comportamento social
se contrapõe ao comportamento individual, devido a sua conotação de coletividade

a) A situação descrita apresenta um caso de interação social por meio da mediação, pois existe uma interação entre as pessoas envolvidas. O comportamento do André (aluno)impacta no comportamento do Pedro (professor).

b)É importante identificar o tipo de interação em casos como esse para definir a relevância da ação do outro.

c) Os sistemas entrelaçados de comportamento nessa situação são o ensinamento de frações pelo professor Pedro e o aprendizado do aluno André. Na medida em que André compreenderá como funciona as frações o professor Pedro poderá apresentar cálculos mais complexos.

A) MEDIAÇÃO : O comportamento do professor Pedro é impactado pelo comportamento do aluno André.

B) Para que um comportamento seja considerado social, o tipo de interação entre as pessoas deve ser a mediação. Logo, o exemplo retrata um comportamento social.

C) As consequências do comportamento de Pedro (André aprender frações) são mediadas pelas ações de André e suas consequências (estudar e aprender frações). Essas interações entre as consequências do comportamento de Pedro e ações e consequências do comportamento de André são chamadas de "sistemas entrelaçados de resposta” ou “sistemas entrelaçados de comportamento” e são características dos comportamentos sociais.

A situação descrita apresenta uma interação por meio da mediação em que a interação entre professor e aluno se estabelece por papéis diferenciados, onde o comportamento operante de um influencia o comportamento operante do outro.

Para Skinner é precisamente essa interação que deve ser considerada quando se trata de comportamentos sociais, pois é nesse formato que se relacionam os organismos vivos e não um organismo vivo com um objeto fpisico qualquer.

Assim, Sampaio e Andrey entendem que o comprotamento social, mediado pelo comportamento operante do outro, respondem a uma contigência tríplice: estímulo-resposta-consequência, e essa relação quando se dá entre duas ou mais pessoas é conhecida como "sistemas entrelaçados de comportamento".

No caso particular dessa aula entre o professor e o aluno, a ação de ensinar frações através de sua metodologia criada é o estímulo inicial; a resposta é o retorno que pertence ao aluno e a consequência é o resultado final (se um conseguiu ensinar ou o outro conseguiu aprender).

Entrelaçar com o professor e o aluno, o professor ensina, o aluno aprende, é na  contingência o professor traz a matemática que é a sua matéria de preparar o aluno para ser inserido na sociedade, o professor ensina, o aluno aprende, essa é a consequência

R1.
Através dos processos de interação e mediação é possível estimular de forma eficaz o desenvolvimento físico, motor, cognitivo, emocional e social, de forma a auxiliar o individuo e, no caso, o aluno, a sanar suas dúvidas e ensinar como se portar em situações da vida diária, preparando este para serem iniciadas com êxito nas regras e norma sociais, por exemplo.
Na interação, Vygotisky entende que o conhecimento é concebido pelo desenvolvimento humano a partir das relações sociais, das quais a pessoa estabelece no decorrer da vida. Nesse referencial, o processo de ensino-aprendizagem também se constitui dentro de interações que vão se dando nos diversos contextos sociais.  Quanto a mediação, este é um processo de interação, dialógico, onde indivíduos realizam trocas de aprendizado ou informações, com o intuito de aprenderem conjuntamente.  Os processos de interação estão estreitamente ligados ao de mediação, pois sempre acontecem mediados por signos (A noção significante utilizada por Lacan é proveniente de Ferdinand de Saussure, um linguista que propôs uma visão estruturalista da linguagem. Para Saussurre, a linguagem seria formada por elementos chamados signos) ou símbolos, sendo a palavra e a linguagem os principais, assim os conhecimentos são transferidos e internalizados
No caso, no qual tanto professor quanto aluno aprendem e ensinam juntos, a media é o processo ao qual se dá a interação, há uma co-construção do entendimento, pois quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender.
R2
A importância de identificar o tipo a interação é sempre importante por conta da forma de aprendizado necessário, ou seja, como o aprendizado decorre do a partir das relações sociais, é importante intender como se dá a interação para que possa ser praticada de forma a resultar em aprendizado.
R3
O comportamento social pode ser entendido a partir da interação entre dois seres, resultando em atitudes que afetam, seja de maneira saudável ou não, o comportamento ou até mesmo a vida do outro. No caso em questão, a relação que ocorre é de aprendizado, onde, através da mediação, tanto o professor quanto aluno aprendem e ensinam juntos, a media é o processo ao qual se dá a interação.

A) MEDIAÇÃO - Comportamento do professor se dá pelo comportamento do aluno.

B) Pois, para um comportamento ser considerado social, o tipo de interação entre os sujeitos deve ser a mediação.

C) Se analisam as relações entre as tríplices contingências do comportamento do professor e do aluno.  As consequências do comportamento do professor (aluno precisa aprender frações) são mediadas pelas ações do aluno e suas consequências (estudar e aprender frações). As consequências do comportamento do professor e ações e consequências do comportamento do aluno são chamadas de sistemas entrelaçados de resposta ou comportamento.

Essa tal modernidade nos leva a entender que a verdade em alguns casos deve ficar apenas para quem a tem, pois o momento fluido que se vive não nos permite tão atitude. Desconsiderando o aprendizado que nos é dado.

De acordo com Skinner , que foi um psicólogo Behaviorista para que um comportamento seja tido como social há interação entre o individuo, deve ser realizada através da mediação. o que caracteriza o comportamento apresentado como um comportamento social.

O comportamento é a atividade contínua e coerente de um organismo integral. Embora, para propósitos teóricos e práticos, ele possa ser analisado em partes, devemos reconhecer sua natureza contínua de modo a resolver certos problemas comuns”

PreviousPage 5 of 22Next