Forum

Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumPsicanálise Integrativa: Comportamento socialDesafio
Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 6 of 22Next

Neste caso podemos observar uma interação por mediação, realizado devido o seu contexto. Esse tipo de interação é importante para uma melhor compreensão do que está tentando passar no compartilhamento de informações.

A situação apresenta um caso de mediação,  o comportamento  do professor e impactado pelo comportamento  do aluno.

A importância da identificação,  se dá de acordo com Skinner, para que um comportamento  seja tido como social, a interação deve ser realizada e está interação é  importante para o indivíduo.

A ideia de interação social e de mediação é central do processo educativo. Esses dois elementos estão relacionados ao processo de constituição e desenvolvimento dos sujeitos. A atuação do professor é importante já que ele é mediador da aprendizagem do aluno. Certamente a qualidade de mediação do   professor é importante para a criança, pois desse processo dependerão os avanços dela em relação à aprendizagem na escola.

Através da mediação a criança se apropria dos modos de comportamento e da cultura, representativos da história da humanidade. A mediação é, portanto, um elo que se realiza numa interação constante no processo de aprendizagem. Pode-se dizer, também, que o ato de educar é nutrido pelas relações estabelecidas entre professor-aluno.

 

No sistema de entrelaçamento e resposta é necessário que seja realizado em um contesto social e no caso esse relacionamento onde Pedro ensina ou ajé de maneira a influenciar de maneira positiva ao seu aluno que de maneira será o sujeito que além de ter o aprendizado irá provavelmente repetir este padrão e comportamento a outros de maneira positiva.

Há uma relação de interação entre professor aluno e mediação em que o professor ensina o conteúdo de matemática ao aluno. É um comportamento entrelaçado já que para que esse professor possa ensinar é necessário ter alunos em sala.

Processos de interação e mediação.

1a) Mediação, ja que o professor esta mediando o conhecimento, está ensinando técnicas de frações para que o aluno entenda o conteúdo e aprenda;

1b) É importante a identificação da interação para o estabelecimento da situação que está ocorrendo naquele contexto e naquele espaço (tempo/espaço);

3c) Para cada grupo de estímulos o indivíduo produz um comportamento diferente e, de certa forma, previsível, nesse sentido entrelaçam-se o ensino do professor com a vontade de aprender (ou não) do aluno. Foi assim que eu entendi!

Relação de intermediação ( ação, estímulo e reação)

A = A situação descrita apresenta um caso de interação social por meio de participação ou mediação? Justifique.

R: A situação descrita apresenta um caso em que a interação se dá por meio da mediação. Isso ocorre porque o comportamento do professor Pedro é impactado pelo comportamento do aluno André. Ou seja, André participa do comportamento como um organismo vivo, o que caracteriza a interação por meio da mediação. Caso fosse uma interação de mera participação, o comportamento de André não seria relevante (André teria o mesmo papel que outro objeto físico qualquer).

B = Por que é importante identificar o tipo de interação em caso como esse?

R: É importante identificar o tipo de interação porque, de acordo com Skinner (2003), para que um comportamento seja considerado social, o tipo de interação entre as pessoas deve ser a mediação. Logo, o exemplo acima retrata um comportamento social.

C = Descreva os sistemas entrelaçados de comportamento nessa situação.

R: Os sistemas entrelaçados de comportamento nessa situação podem ser identificados quando se analisam as relações entre as tríplices contingências do comportamento do professor Pedro e do aluno André.  As consequências do comportamento de Pedro (André aprender frações) são mediadas pelas ações de André e suas consequências (estudar e aprender frações). Essas interações entre as consequências do comportamento de Pedro e ações e consequências do comportamento de André são chamadas de "sistemas entrelaçados de resposta” ou “sistemas entrelaçados de comportamento” e são características dos comportamentos sociais.

Obs.: Metodologia cientifica. Respostas elaboradas a partir de uma releitura do E_book  “Comportamento Social”, pág. 4. – Curso Psicanálise Interativa/IEVI.

  1. Interação.

2.Nesse caso a uma interação entre aluno e professor.Obtendo uma boa relação a atingindo o objetivo de ambos.

3.sistema entrelaçado de respostas .

 

PreviousPage 6 of 22Next