Forum

Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumPsicanálise Integrativa: Comportamento socialDesafio
Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 7 of 33Next
  • O professor e aluno, num processo de construção do conhecimento,pois quando o professor ensina ele aprende também, a relação do professor e do aluno e muito importante nesse processo.

Observamos nesse caso ser um acontecimento de interação por mediação, haja vita que o comportamento do professor resulta na ação do aluno ou seja, André tem uma participação ativa como pessoa, o que o leva a essa interação.Através dessa interação manifesta um comportamento social.

Vemos que, nos entrelaçamentos nos sistemas nesse caso há uma identificação ao serem analisadas as relações entre a três contingências entre o professor Pedro e o aluno André.

  1. A situação descrita apresenta um caso em que a interação se dá por meio da mediação. Isso ocorre porque o comportamento do professor Pedro é impactado pelo comportamento do aluno André. Ou seja, André participa do comportamento como um organismo vivo, o que caracteriza a interação por meio da mediação. Caso fosse uma interação de mera participação, o comportamento de André não seria relevante (André teria o mesmo papel que outro objeto físico qualquer).
  2. É importante identificar o tipo de interação porque, de acordo com Skinner (2003), para que um comportamento seja considerado social, o tipo de interação entre as pessoas deve ser a mediação. Logo, o exemplo acima retrata um comportamento social.
  3. Os sistemas entrelaçados de comportamento nessa situação podem ser identificados quando se analisam as relações entre as tríplices contingências do comportamento do professor Pedro e do aluno André.  As consequências do comportamento de Pedro (André aprender frações) são mediadas pelas ações de André e suas consequências (estudar e aprender frações). Essas interações entre as consequências do comportamento de Pedro e ações e consequências do comportamento de André são chamadas de "sistemas entrelaçados de resposta” ou “sistemas entrelaçados de comportamento” e são características dos comportamentos sociais.

A) A AÇÃO DO PROFESSOR É MEDIADA PELA AÇÃO DO ALUNO.  O COMPORTAMENTO DO ALUNO IMPACTA NO COMPORTAMENTO DO PROFESSOR.

B) E IMPORTANTE PARA PODER IDENTIFICAR PARA COMPREENDER COMO O COMPORTAMENTO ESTA INTERAGINDO ATRAVES DOS ESTIMULOS RESPOSTAS E CONSEQUENCIAS.

C) NESSE PROCESSO, A AÇÃO DO PROFESSOR É MEDIADA PELA AÇÃO DO ALUNO, CONFORME O ALUNO VAI APRENDENDO OU DEMONSTRANDO DIFICULDADES, O PROFESSOR VAI ELABORANDO SUA ESTRATÉGIA DE ENSINO

 

Os sistemas entrelaçados de resposta evidenciam a mediação (diferente de participação) das consequências do comportamento de uma pessoa pela ação de outra e suas consequências. Eles podem ocorrer de forma solitária, desde que as consequências da ação da pessoa tenham sido mediadas pela ação e consequência de outra

a] mediação, pois as ações do professor interferem nas consequências do aluno, e vice-versa.

b] é importante porque indica se o ensino está sendo bem utilizado, segundo as mais atuais propostas de educação escolar.

c] estímulo, resposta e consequência.

Citação de LEOPOLDO PONTES em fevereiro 25, 2023, 12:20 pm

a] mediação, pois as ações do professor interferem nas consequências do aluno, e vice-versa.

b] é importante porque indica se o ensino está sendo bem utilizado, segundo as mais atuais propostas de educação escolar.

c] estímulo, resposta e consequência.

 

O contexto apresentado para o aluno André consiste na aula de matemática, e a ação a empreender é ensinar frações, objetivando aprendizagem do André em fazer frações de matemática.

Há comportamento social de interrelação mestre e aluno no processo apresentado em que ambos tem suas participações o de ensinar e o de aprender o que se tem ensinado em suprir a necessidade apresentado do aluno: saber fazer frações.

O grau de satisfação apresenta o clima saudável no sistema comportamental social, o de ensinar e por consequência o de aprender. A comunicação social se apresenta na interrelação com feedback, coaching e feedforward.

A partir da descrição proposta no desafio, cheguei as seguintes reflexões:

  1. R: A situação descrita apresenta um caso de interação social por meio de participação, pois a consequência para o professor depende do aprendizado o aluno.
  2. R: É importante identificar o tipo de interação para poder compreender o comportamento social gerado pela interação presente e assim analisar as respostas e consequências geradas pela interação.
  3. R: Professor: estímulo (ensinar) - resposta (aprender) - consequência (preparar a próxima etapa de ensino). Aluno: estímulo (aula) - resposta (compreensão sobre o conteúdo da aula) - consequência (aprendizagem ou não sobre o conteúdo da aula).

Ação entrelaçada, sendo que o comportamento professor depender da reaçao do aluno

PreviousPage 7 of 33Next