Desafio
Citação de Cláudia Jesus Santana em fevereiro 12, 2023, 9:27 pm
- O professor e aluno, num processo de construção do conhecimento,pois quando o professor ensina ele aprende também, a relação do professor e do aluno e muito importante nesse processo.
- O professor e aluno, num processo de construção do conhecimento,pois quando o professor ensina ele aprende também, a relação do professor e do aluno e muito importante nesse processo.
Citação de Jose Altino da Silva Filho em fevereiro 14, 2023, 11:18 pmObservamos nesse caso ser um acontecimento de interação por mediação, haja vita que o comportamento do professor resulta na ação do aluno ou seja, André tem uma participação ativa como pessoa, o que o leva a essa interação.Através dessa interação manifesta um comportamento social.
Vemos que, nos entrelaçamentos nos sistemas nesse caso há uma identificação ao serem analisadas as relações entre a três contingências entre o professor Pedro e o aluno André.
Observamos nesse caso ser um acontecimento de interação por mediação, haja vita que o comportamento do professor resulta na ação do aluno ou seja, André tem uma participação ativa como pessoa, o que o leva a essa interação.Através dessa interação manifesta um comportamento social.
Vemos que, nos entrelaçamentos nos sistemas nesse caso há uma identificação ao serem analisadas as relações entre a três contingências entre o professor Pedro e o aluno André.
Citação de Douglas Hirosse Justino da Silva em fevereiro 17, 2023, 4:06 pm
- A situação descrita apresenta um caso em que a interação se dá por meio da mediação. Isso ocorre porque o comportamento do professor Pedro é impactado pelo comportamento do aluno André. Ou seja, André participa do comportamento como um organismo vivo, o que caracteriza a interação por meio da mediação. Caso fosse uma interação de mera participação, o comportamento de André não seria relevante (André teria o mesmo papel que outro objeto físico qualquer).
- É importante identificar o tipo de interação porque, de acordo com Skinner (2003), para que um comportamento seja considerado social, o tipo de interação entre as pessoas deve ser a mediação. Logo, o exemplo acima retrata um comportamento social.
- Os sistemas entrelaçados de comportamento nessa situação podem ser identificados quando se analisam as relações entre as tríplices contingências do comportamento do professor Pedro e do aluno André. As consequências do comportamento de Pedro (André aprender frações) são mediadas pelas ações de André e suas consequências (estudar e aprender frações). Essas interações entre as consequências do comportamento de Pedro e ações e consequências do comportamento de André são chamadas de "sistemas entrelaçados de resposta” ou “sistemas entrelaçados de comportamento” e são características dos comportamentos sociais.
- A situação descrita apresenta um caso em que a interação se dá por meio da mediação. Isso ocorre porque o comportamento do professor Pedro é impactado pelo comportamento do aluno André. Ou seja, André participa do comportamento como um organismo vivo, o que caracteriza a interação por meio da mediação. Caso fosse uma interação de mera participação, o comportamento de André não seria relevante (André teria o mesmo papel que outro objeto físico qualquer).
- É importante identificar o tipo de interação porque, de acordo com Skinner (2003), para que um comportamento seja considerado social, o tipo de interação entre as pessoas deve ser a mediação. Logo, o exemplo acima retrata um comportamento social.
- Os sistemas entrelaçados de comportamento nessa situação podem ser identificados quando se analisam as relações entre as tríplices contingências do comportamento do professor Pedro e do aluno André. As consequências do comportamento de Pedro (André aprender frações) são mediadas pelas ações de André e suas consequências (estudar e aprender frações). Essas interações entre as consequências do comportamento de Pedro e ações e consequências do comportamento de André são chamadas de "sistemas entrelaçados de resposta” ou “sistemas entrelaçados de comportamento” e são características dos comportamentos sociais.
Citação de Maury Ferreira em fevereiro 19, 2023, 11:50 amA) A AÇÃO DO PROFESSOR É MEDIADA PELA AÇÃO DO ALUNO. O COMPORTAMENTO DO ALUNO IMPACTA NO COMPORTAMENTO DO PROFESSOR.
B) E IMPORTANTE PARA PODER IDENTIFICAR PARA COMPREENDER COMO O COMPORTAMENTO ESTA INTERAGINDO ATRAVES DOS ESTIMULOS RESPOSTAS E CONSEQUENCIAS.
C) NESSE PROCESSO, A AÇÃO DO PROFESSOR É MEDIADA PELA AÇÃO DO ALUNO, CONFORME O ALUNO VAI APRENDENDO OU DEMONSTRANDO DIFICULDADES, O PROFESSOR VAI ELABORANDO SUA ESTRATÉGIA DE ENSINO
A) A AÇÃO DO PROFESSOR É MEDIADA PELA AÇÃO DO ALUNO. O COMPORTAMENTO DO ALUNO IMPACTA NO COMPORTAMENTO DO PROFESSOR.
B) E IMPORTANTE PARA PODER IDENTIFICAR PARA COMPREENDER COMO O COMPORTAMENTO ESTA INTERAGINDO ATRAVES DOS ESTIMULOS RESPOSTAS E CONSEQUENCIAS.
C) NESSE PROCESSO, A AÇÃO DO PROFESSOR É MEDIADA PELA AÇÃO DO ALUNO, CONFORME O ALUNO VAI APRENDENDO OU DEMONSTRANDO DIFICULDADES, O PROFESSOR VAI ELABORANDO SUA ESTRATÉGIA DE ENSINO
Citação de Marcelo Roberto Rocha em fevereiro 23, 2023, 2:22 pmOs sistemas entrelaçados de resposta evidenciam a mediação (diferente de participação) das consequências do comportamento de uma pessoa pela ação de outra e suas consequências. Eles podem ocorrer de forma solitária, desde que as consequências da ação da pessoa tenham sido mediadas pela ação e consequência de outra
Os sistemas entrelaçados de resposta evidenciam a mediação (diferente de participação) das consequências do comportamento de uma pessoa pela ação de outra e suas consequências. Eles podem ocorrer de forma solitária, desde que as consequências da ação da pessoa tenham sido mediadas pela ação e consequência de outra
Citação de LEOPOLDO PONTES em fevereiro 25, 2023, 12:20 pma] mediação, pois as ações do professor interferem nas consequências do aluno, e vice-versa.
b] é importante porque indica se o ensino está sendo bem utilizado, segundo as mais atuais propostas de educação escolar.
c] estímulo, resposta e consequência.
a] mediação, pois as ações do professor interferem nas consequências do aluno, e vice-versa.
b] é importante porque indica se o ensino está sendo bem utilizado, segundo as mais atuais propostas de educação escolar.
c] estímulo, resposta e consequência.
Citação de LEOPOLDO PONTES em fevereiro 25, 2023, 12:22 pmCitação de LEOPOLDO PONTES em fevereiro 25, 2023, 12:20 pma] mediação, pois as ações do professor interferem nas consequências do aluno, e vice-versa.
b] é importante porque indica se o ensino está sendo bem utilizado, segundo as mais atuais propostas de educação escolar.
c] estímulo, resposta e consequência.
Citação de LEOPOLDO PONTES em fevereiro 25, 2023, 12:20 pma] mediação, pois as ações do professor interferem nas consequências do aluno, e vice-versa.
b] é importante porque indica se o ensino está sendo bem utilizado, segundo as mais atuais propostas de educação escolar.
c] estímulo, resposta e consequência.
Citação de Jocifran Lacerda Cirilo de Souza em março 10, 2023, 8:06 pmO contexto apresentado para o aluno André consiste na aula de matemática, e a ação a empreender é ensinar frações, objetivando aprendizagem do André em fazer frações de matemática.
Há comportamento social de interrelação mestre e aluno no processo apresentado em que ambos tem suas participações o de ensinar e o de aprender o que se tem ensinado em suprir a necessidade apresentado do aluno: saber fazer frações.
O grau de satisfação apresenta o clima saudável no sistema comportamental social, o de ensinar e por consequência o de aprender. A comunicação social se apresenta na interrelação com feedback, coaching e feedforward.
O contexto apresentado para o aluno André consiste na aula de matemática, e a ação a empreender é ensinar frações, objetivando aprendizagem do André em fazer frações de matemática.
Há comportamento social de interrelação mestre e aluno no processo apresentado em que ambos tem suas participações o de ensinar e o de aprender o que se tem ensinado em suprir a necessidade apresentado do aluno: saber fazer frações.
O grau de satisfação apresenta o clima saudável no sistema comportamental social, o de ensinar e por consequência o de aprender. A comunicação social se apresenta na interrelação com feedback, coaching e feedforward.
Citação de Jaqueline Borges Belmonte em março 14, 2023, 3:10 pmA partir da descrição proposta no desafio, cheguei as seguintes reflexões:
- R: A situação descrita apresenta um caso de interação social por meio de participação, pois a consequência para o professor depende do aprendizado o aluno.
- R: É importante identificar o tipo de interação para poder compreender o comportamento social gerado pela interação presente e assim analisar as respostas e consequências geradas pela interação.
- R: Professor: estímulo (ensinar) - resposta (aprender) - consequência (preparar a próxima etapa de ensino). Aluno: estímulo (aula) - resposta (compreensão sobre o conteúdo da aula) - consequência (aprendizagem ou não sobre o conteúdo da aula).
A partir da descrição proposta no desafio, cheguei as seguintes reflexões:
- R: A situação descrita apresenta um caso de interação social por meio de participação, pois a consequência para o professor depende do aprendizado o aluno.
- R: É importante identificar o tipo de interação para poder compreender o comportamento social gerado pela interação presente e assim analisar as respostas e consequências geradas pela interação.
- R: Professor: estímulo (ensinar) - resposta (aprender) - consequência (preparar a próxima etapa de ensino). Aluno: estímulo (aula) - resposta (compreensão sobre o conteúdo da aula) - consequência (aprendizagem ou não sobre o conteúdo da aula).
Citação de Valeria Alves Nascimento em março 16, 2023, 3:00 amAção entrelaçada, sendo que o comportamento professor depender da reaçao do aluno
Ação entrelaçada, sendo que o comportamento professor depender da reaçao do aluno