Forum

Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumPsicanálise Integrativa: Comportamento socialDesafio
Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 8 of 26Next

a) A situação descrita no desafio é um caso de interação social por meio de mediação , pois ação do professor de ensinar está sendo mediada pelo aluno de aprender.
b) É importante identificar o tipo de interação , pois assim podemos entender melhor as relações sociais através dos seus estímulos, resultados e consequências.
c) O sistema no comportamento em questão é o entrelaçado de resposta onde as consequências da ação de uma pessoa são mediadas pela ação e consequência de outra.

Produção agregada com mediação e contingências entrelaçadas

a) mediação

b) necessário identificar, estudar o comportamento social

c) produção agregada com mediação e contingências entrelaçadas

É um caso de interação por mediação,  sendo um exemplo relação aluno e professor.

O comportamento social de uma pessoa impacta não apenas a maneira como outras pessoas respondem à situação atual, mas também suas decisões futuras . Como o comportamento social depende muito da sociedade a que pertence, é muito importante garantir a construção de um ambiente propício ao apoio às pessoas, especialmente às crianças.

a) Mediação, pois existe uma situação de ensino mediada pelo professor.

b) Identificar o tipo de interação em casos como esse é importante porque pode ajudar a compreender melhor o papel dos indivíduos envolvidos na situação e a forma como eles interagem entre si, podendo Identificar possíveis problemas ou obstáculos que estejam dificultando o processo de aprendizagem.

c)  Na situação descrita, podemos Identificar diferentes sistemas entrelaçados de comportamento, como: sistema de ensino; sistema de aprendizagem; sistema social; sistema emocional; sistema cultural.

a) A situação descrita apresenta um caso em que a interação se dá por meio da mediação. Isso ocorre porque o comportamento do professor Pedro é impactado pelo comportamento do aluno André. Ou seja, André participa do comportamento como um organismo vivo, o que caracteriza a interação por meio da mediação. Caso fosse uma interação de mera participação, o comportamento de André não seria relevante (André teria o mesmo papel que outro objeto físico qualquer).

 

b) É importante identificar o tipo de interação porque, de acordo com Skinner (2003), para que um comportamento seja considerado social, o tipo de interação entre as pessoas deve ser a mediação. Logo, o exemplo acima retrata um comportamento social.

 

c) Os sistemas entrelaçados de comportamento nessa situação podem ser identificados quando se analisam as relações entre as tríplices contingências do comportamento do professor Pedro e do aluno André.  As consequências do comportamento de Pedro (André aprender frações) são mediadas pelas ações de André e suas consequências (estudar e aprender frações). Essas interações entre as consequências do comportamento de Pedro e ações e consequências do comportamento de André são chamadas de "sistemas entrelaçados de resposta” ou “sistemas entrelaçados de comportamento” e são características dos comportamentos sociais.

Primeiro a situação descrita apresenta um caso de interação social por meio de mediação. Isso ocorre porque o comportamento do professor Pedro (ensinar frações) é um estímulo para o comportamento de André (estudar frações). O comportamento do professor medeia a relação entre o contexto (aula de matemática) e a consequência desejada (André aprender frações).

Segundo é importante identificar o tipo de interação em casos como esse porque diferentes tipos de interação social podem ter implicações diferentes para a aprendizagem e desenvolvimento das pessoas envolvidas.

A representações sociais são nitidamente observadas dentro da sala de aula. Além da interação para que aprendizagem aconteça o professor tem a necessidade de mediar conflitos e a própria aprendizagem do aluno.

Olá a todos.

Respondendo á pergunta "A", esse é um exemplo claro da interação vivida pelo professor e o aluno. A comunicação acontece de “todos com todos” ou entre duas ou mais pessoas.

Resposta "B": É importante para compreender a forma com que o conhecimento é transmitido, a influência ou consequência desse conhecimento no indivíduo e o impacto social que também nesse caso vai acontecer através do resultado do conhecimento na vida do aluno.

Resposta "C": Indivíduo A - Antecedentes......resposta.....consequência

Indivíduo B - Antecedentes......resposta (também em A)......consequência (também em A.

Abraços a todos.

PreviousPage 8 of 26Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱