Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 27 of 63Next

O comportamento pode ser aprendido em um determinado ambiente, sua aplicação em situações diferentes pode não ocorrer automaticamente.

Encontrar os estímulos corretos para obter as reações  esperadas é o maior desafio do behaviorismo.

O Behaviorismo radical, segundo Skinner, desafia a se concentrar em estimular ou reprimir comportamentos, desejáveis ou indesejáveis; enfim, os comportamentos são obtidos no ato de punir o comportamento não desejado. O desejado será obtido reforçando-o, incentivando-o repetidamente até tornar-se automático.

A aprendizagem (conhecimento) acontecia através do estímulo ou da negação dos comportamentos. Para obter esse aprendizado, era preciso realizar uma repetição mecânica, pois o fato de repetir, consolidava a memorização e, posteriormente, alcançava o aprendizado. Por isso, o aprendizado era obtido através de esforços e na aquisição de novos comportamentos. O sujeito, deveria esforçar-se, e praticar várias vezes uma ação, para que pudesse obter as respostas necessárias.

Um desafio é garantir que as contingências de reforço sejam claramente definidas e acessíveis para o sujeito. Isso implica em estabelecer um sistema consistente de recompensas ou consequências, que sejam relevantes e adequadas para o comportamento em questão. A consistência na aplicação das contingências de reforço é outro desafio. Para que a aprendizagem ocorra de maneira efetiva, é necessário que as recompensas ou consequências sejam aplicadas de forma consistente e previsível. Inconsistências na aplicação podem levar à confusão e dificultar o processo de aprendizagem. Outro desafio é garantir que o comportamento aprendido seja generalizado para diferentes contextos e situações. A motivação desempenha um papel importante na aprendizagem comportamental. No entanto, manter a motivação ao longo do tempo pode ser um desafio. O comportamento humano é altamente complexo e influenciado por uma variedade de fatores, como crenças, emoções, experiências passadas e valores pessoais. Modelar e modificar comportamentos complexos pode ser um desafio, uma vez que o behaviorismo tradicional tende a se concentrar em aspectos mais observáveis e mensuráveis do comportamento.

A teoria Behaviorista modificou um pouco as ideias de Freud.

Sugerindo que o ser humano se deve ao comportamento, estímulos e observância.

A teoria comportamental de Watson defende que o comportamento do indivíduo pode ser moldado e ajustado, capaz de fazer com que uma criança tivesse determinada formação de caráter ou exercesse qualquer profissão que escolhessem para ela, por exemplo. O comportamento para Watson é um fenômeno observável, passível de mensuração e concordância entre todos os observadores. Esse comportamento surge a partir de um estimulo presente no ambiente externo ao indivíduo, ou seja, os estímulos ambientais são as causas dos comportamentos.

No Behaviorismo, Pavlov acreditava que a aprendizagem só acontecia se houvesse o processo de repetição um número de vezes suficientes, assim o reforço era necessário. O condicionamento clássico, também chamado de condicionamento de Pavlov, diz respeito às relações entre estímulos e resposta. Ele serve para explicar o comportamento involuntário e as reações emocionais condicionadas. Segundo Pavlov, o condicionamento é um processo básico da aprendizagem.

O Behaviorismo, também chamado de Comportamentismo ou Comportamentalismo, tem como objeto de estudo o comportamento. Essa teoria psicológica defende que a psicologia humana ou animal pode ser objetivamente estudada por meio de observação de suas ações, ou seja, observando o comportamento.

As figuras influentes do Behaviorismo incluem os psicólogos John B. Watson e B.F. Skinner, que estão associados ao condicionamento clássico e ao condicionamento operante, respectivamente.

Os principais conceitos desenvolvidos por Skinner na composição de sua teoria são: comportamento; reforço; punição; estímulo discriminatório; estímulo aversivo; contingência; e ambiente.

Watson ficou muito conhecido pela publicação do chamado "manifesto behaviorista": um conjunto de palestras publicadas em forma de artigo em 1913 no qual defendeu o abandono da introspecção e a adoção da observação direta do comportamento como o único método possível para uma psicologia científica.

 

 

COM A PRATICA E QUE SEUS CONHECIMENTOS VAO SE APRIMORANDO.

Os desafios seriam encontrar os estimulos corretos, para que a aprendizagem se torne efetiva. O condicionamento certo, a modelagem correta traria o estimulo certo ao sujeito obtendo o resultado esperado.

PreviousPage 27 of 63Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱