Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 68 of 72Next
Citação de IEVI em dezembro 16, 2021, 2:30 pm

A escola behaviorista influenciada por Watson destaca o condicionamento clássico e o operante como fundamentos para a aprendizagem.

A Pavlov (1849-1936) são atribuídos os primeiros estudos experimentais nessa área. A aprendizagem nessa perspectiva seria concebida como um processo de desenvolvimento de reflexos condicionados substituindo os estímulos não condicionados por estímulos condicionados. O behaviorismo (comportamentalismo) leva em conta o comportamento como sendo um reflexo, passível de modelação.

Quais seriam os desafios apresentados pelo behaviorismo para que o sujeito que modela seu comportamento obtenha a aprendizagem?

Os desafios apresentados pelo behaviorismo para que o sujeito aprenda incluem:

1. Repetição constante: É necessário repetir várias vezes o estímulo para que o comportamento seja aprendido. Isso pode ser cansativo e demorado.

2. Dependência do estímulo: O sujeito pode só aprender algo se for exposto ao estímulo correto. Se o estímulo mudar, ele pode não responder do mesmo jeito.

3. Foco no externo: O behaviorismo não considera sentimentos, pensamentos ou emoções, que também influenciam a aprendizagem.

4. Ambiente controlado: Muitas vezes, é difícil criar um ambiente onde os estímulos possam ser aplicados exatamente da forma esperada.

5. Generalização: Pode ser difícil para o sujeito aplicar o que aprendeu em diferentes situações ou contextos, já que o aprendizado é muito ligado ao estímulo específico.

Esses pontos mostram que, mesmo sendo uma abordagem prática, o behaviorismo tem limitações quando aplicado à aprendizagem.

O behaviorismo, ao enfatizar o condicionamento clássico e operante, oferece uma ferramenta poderosa para entender e modificar comportamentos. No entanto, essa abordagem apresenta alguns desafios para quem busca modelar seu próprio comportamento. A visão reducionista do comportamento, que ignora fatores internos como cognições e emoções, pode limitar a compreensão das causas de determinados comportamentos. Além disso, comportamentos complexos, como a criatividade e a resolução de problemas, podem ser difíceis de modelar utilizando apenas os princípios do condicionamento. Para uma mudança comportamental mais eficaz, é fundamental considerar uma abordagem mais integrada, que combine elementos do behaviorismo com outras perspectivas, como a cognitiva e a humanista, permitindo uma compreensão mais completa do ser humano e de seus processos mentais.

O maior desafio é encontrar os estímulos certos para obter os resultados desejados.

O maior desafio é o de apresentar melhores estímulos para que a pessoa possa ter comportamentos ideias e ter um aprendizado desejado.

Criar um ambiente seguro para que possa haver estímulos necessários para a reflexão e respostas como modelagem.

O comportamento é influenciado por '' Estímulo  e Recompensa''.

Senão o maior desafio, um dos, seria a utilização do estímulo necessário para alcançar as respostas desejadas.

Tambem chamado de comportamentismo onde estamos estimulados a compreender o estaio de comportamento do individuo

discernir o próprio comportamento, de modo que seja trabalhado os estímulos adequados para a obtenção de ótimos resultados.

 

O behaviorismo é uma teoria que explica a aprendizagem como resultado de mudanças no comportamento causadas por estímulos externos e reforços. Embora seja eficiente para modelar comportamentos, ele apresenta alguns desafios. Por exemplo, como depende muito de recompensas e reforços, o aprendizado pode ser superficial ou não se manter sem esses estímulos. Além disso, o behaviorismo não considera fatores internos, como emoções ou motivações, que também influenciam na aprendizagem.

Outro ponto é que o comportamento aprendido pode ficar restrito ao ambiente onde foi ensinado, dificultando sua aplicação em outras situações. Há também a dificuldade em mudar comportamentos antigos ou hábitos já consolidados, mesmo com reforços. Além disso, ao focar tanto no controle ambiental, essa abordagem pode limitar a criatividade e a autonomia.

Por fim, o behaviorismo enfrenta limitações em aprendizagens mais complexas, como criatividade ou pensamento crítico, porque esses processos não se resumem a estímulos e respostas. Para superar esses desafios, é importante trabalhar com motivações internas, oferecer contextos variados e até combinar o behaviorismo com outras abordagens, como o cognitivismo, para abordar aspectos mais profundos da aprendizagem.

PreviousPage 68 of 72Next