Forum

Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumPsicanálise Integrativa: Escola Psicológica: Teoria GestaltistaDesafio
Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 14 of 56Next

Individual, unitário e espelhamento.

Representa o paradigma cronológico ( o olhar para si mesmo) e a representação de um casal jovem/idosos

A Atividade nos mostra a princípio, um casal de idosos se olhando e depois, ao observarmos mais atentamente, vemos dois jovens tocadores, então percebemos que nem sempre à primeira vista, oque parece é o que realmente é e isso é o que esta escola pretende demonstrar, de maneira mais grosseiramente falando.

Ao analisar a imagem em seus detalhes notei em cada rosto um ambiente que remete a algum tipo de comemoração ligada a música. sendo no resto de um uma mulher sentada com um chapeu e o outro um homem e violão.
Ao mesmo tempo em um dos rostos possui uma pessoa de fundo encostada em uma parede em formato de parede e em ambos são ambientes rústicos etc.

E ao analisar o todo tem dois rosto de um homem e mulher idosos, sendo cada um guardando dentro de si, experiências similares vividas.

Entendo que que ha uma percepção diferenciada diante daquilo que focamos no momento determinado. Dentro de uma visão terapêutica a meu ver uma forma eficaz para resolução de conflitos internos.

Nota-se de um todo, um ambiente de festa colorido em que se ver dois idosos, dois homens, sendo que um está com um violão nas mãos e no fundo na porta uma mulher. Se percebe nitidamente o copo de ouro no centro da imagem. Como pano de fundo na imagem, gera o sentido da festa.

A experiência pessoal que tive ao observar a figura apresentada foi bastante significativa. Segundo a teoria da escola gestáltica, o foco do comportamento humano é a percepção, ou seja, como o indivíduo recebe aquela imagem/situação de forma pessoal e única. Assim, ao observar a figura apresentada, percebi em primeiro momento um casal de idosos olhando um para o outro, me trazendo um sentimento de carinho e afeto. Logo, ao observar melhor, percebi outra imagem, onde dois homens estão sentados ao chão, aparentemente alegres, e um deles toca um violão, enquanto outra pessoa observa de longe, por uma porta os dois. Essa experiência de percepção mostra que a teoria gestáltica realmente tem seu fundamento bem estruturado na experiência da visão do todo e não de suas partes.

Cardoso Junior has reacted to this post.
Cardoso Junior

Incrível esse olhar .

O todo na imagem mostra dois idosos, distintamente uma homem e uma mulher.

Em partes, dois homens, um deles tocando violão, o outro com vasilhas de ceramica na cabeça... ao fundo uma mulher.

E o cenário geral, a frente de uma casa, cortinas e uma porta.

Ao examinar a imagem, tendemos a agrupar os objetos próximos em nossa percepção e a depender do modo como os objetos estão organizados em uma imagem, tendemos a vê-los em um padrão de continuidade. Assim vemos de princípio um casal de idosos e ao unificar o objeto, o que permite também a compreensão de imagens abstratas, vejo dois homens sentados – um tocando violão e o outro com uma cesta da cabeça, e ao fundo uma mulher na porta olhando os dois – há um grau de assimilação melhor de um objeto quando ele é organizado de modo mais simples. Logo, tendemos a formar imagens mais equilibradas, harmoniosas ou com “boa Gestalt”.

PreviousPage 14 of 56Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱