Desafio
Citação de Connor Viana Da Silva Lima em janeiro 19, 2024, 4:32 pmAo olhar a figura podemos observar um ambiente festivo, mas ao mesmo tempo percebemos várias figuras em outras situações, como por exemplo a gaiola com o passarinho dentro, o que aparentemente seria uma orelha, na verdade é uma pessoa. O olhar triste de quem está ouvindo uma canção ou som.
Ao olhar a figura podemos observar um ambiente festivo, mas ao mesmo tempo percebemos várias figuras em outras situações, como por exemplo a gaiola com o passarinho dentro, o que aparentemente seria uma orelha, na verdade é uma pessoa. O olhar triste de quem está ouvindo uma canção ou som.
Citação de Maria de Jesus Tavares Valadares em janeiro 19, 2024, 6:13 pmNo primeiro momento, como um todo vi um casal de idoso, com olhares aparentemente romântico e uma taça, Olhando as partes, percebi uma pessoa em baixo do arco, um homem tocando violão e uma outra pessoa com adereços na cabeça apreciando a música.
No primeiro momento, como um todo vi um casal de idoso, com olhares aparentemente romântico e uma taça, Olhando as partes, percebi uma pessoa em baixo do arco, um homem tocando violão e uma outra pessoa com adereços na cabeça apreciando a música.
Citação de edimar.1505 em janeiro 19, 2024, 11:09 pmNum primeiro momento percebo as pessoas dentro dos rostos que formam o todo, de um homem e mulher em idade avançada; a mulher com um jarro e o homem com um instrumento de corda. À direita, o que parece uma mulher num portal de pedra. Ao centro, uma taça dourada. O brinco da mulher no interior do rosto é uma garrafa.
Num primeiro momento percebo as pessoas dentro dos rostos que formam o todo, de um homem e mulher em idade avançada; a mulher com um jarro e o homem com um instrumento de corda. À direita, o que parece uma mulher num portal de pedra. Ao centro, uma taça dourada. O brinco da mulher no interior do rosto é uma garrafa.
Citação de Neyre Adriana Goncalves de Almeida em janeiro 20, 2024, 10:15 pmClaro, aqui está um exemplo de como poderia ser uma lista de verificação de dois momentos e a avaliação do desempenho em relação aos princípios da Gestalt:
Momento 1:
Percepção das Partes
- Identifiquei claramente as partes individuais da imagem.
- Analisei cada parte em detalhe, considerando sua forma, cor, tamanho e posição.
- Refleti sobre como cada parte contribui para a imagem como um todo.
Avaliação:
- Fui capaz de identificar e analisar as partes individuais da imagem de forma eficaz.
- Compreendi como cada parte se relaciona com o todo.
- A minha percepção das partes foi clara e focada.
..................
Momento 2:
Percepção do Todo
- Observei a imagem como um todo, sem me concentrar nas partes individuais.
- Refleti sobre como o todo é diferente da soma das partes.
- Considerei como a minha percepção do todo mudou depois de analisar as partes.
Avaliação:
- Fui capaz de perceber a imagem como um todo, além das partes individuais.
- Compreendi o conceito gestáltico de que o todo é diferente da soma das partes.
- Notei uma mudança na minha percepção depois de alternar entre observar as partes e o todo.
Claro, aqui está um exemplo de como poderia ser uma lista de verificação de dois momentos e a avaliação do desempenho em relação aos princípios da Gestalt:
Momento 1:
Percepção das Partes
- Identifiquei claramente as partes individuais da imagem.
- Analisei cada parte em detalhe, considerando sua forma, cor, tamanho e posição.
- Refleti sobre como cada parte contribui para a imagem como um todo.
Avaliação:
- Fui capaz de identificar e analisar as partes individuais da imagem de forma eficaz.
- Compreendi como cada parte se relaciona com o todo.
- A minha percepção das partes foi clara e focada.
..................
Momento 2:
Percepção do Todo
- Observei a imagem como um todo, sem me concentrar nas partes individuais.
- Refleti sobre como o todo é diferente da soma das partes.
- Considerei como a minha percepção do todo mudou depois de analisar as partes.
Avaliação:
- Fui capaz de perceber a imagem como um todo, além das partes individuais.
- Compreendi o conceito gestáltico de que o todo é diferente da soma das partes.
- Notei uma mudança na minha percepção depois de alternar entre observar as partes e o todo.
Citação de Janaina Fraga em janeiro 21, 2024, 1:58 amMuito interessante e intigrante, ao olhar de início para a imagem, percebo um casal sentado um de frente para o outro o homem com uma viola e mulher com uma garrafa ao seu lado. Mais ao observar o TODO vejo esse casal se tornar uma parte de uma outra imagem, sendo um homem e uma mulher maduros face a face , da pra observar entre ambos um escultura (vaso).
Então me perguntei como observo o mundo a minha volta ?
E assim percebi o quanto deixo passar despercebido.
Nós seres humanos somos um TODO um "conjunto" mais em PARTES, pois temos vários órgãos, nervos, músculos etc .
Muito interessante e intigrante, ao olhar de início para a imagem, percebo um casal sentado um de frente para o outro o homem com uma viola e mulher com uma garrafa ao seu lado. Mais ao observar o TODO vejo esse casal se tornar uma parte de uma outra imagem, sendo um homem e uma mulher maduros face a face , da pra observar entre ambos um escultura (vaso).
Então me perguntei como observo o mundo a minha volta ?
E assim percebi o quanto deixo passar despercebido.
Nós seres humanos somos um TODO um "conjunto" mais em PARTES, pois temos vários órgãos, nervos, músculos etc .
Citação de Alexsandro de Oliveira Pereira em janeiro 21, 2024, 8:04 pmAo observar a imagem em uma toatilidade posso perceber um casal de idosos, entre eles um vaso. Olhando mais profunfamente posso perceber um anbiente onde um casal parece estar em festa, uma garrafa vazia, uma pessoa na porta de casa comerando algo.
Acredito ter descrito o maximo que eu pude notar na pintura.
Gestalt trabalha em sua essencia a forma e a figura, desenvolvendo a sua teoria no valor da percepção e a sensação, no ponto de vista gestáltico são os meios de observar o todo
A Gestal é um termo em Alemão que ao ser traduziso fica como "forma" ou configuração, inportância deste conceito dentro da psicologia e abordagem da visão como um todo e não somente com simples soma das partes.
Ao observar a imagem em uma toatilidade posso perceber um casal de idosos, entre eles um vaso. Olhando mais profunfamente posso perceber um anbiente onde um casal parece estar em festa, uma garrafa vazia, uma pessoa na porta de casa comerando algo.
Acredito ter descrito o maximo que eu pude notar na pintura.
Gestalt trabalha em sua essencia a forma e a figura, desenvolvendo a sua teoria no valor da percepção e a sensação, no ponto de vista gestáltico são os meios de observar o todo
A Gestal é um termo em Alemão que ao ser traduziso fica como "forma" ou configuração, inportância deste conceito dentro da psicologia e abordagem da visão como um todo e não somente com simples soma das partes.
Citação de Emanoela Freitas em janeiro 25, 2024, 7:18 pmQuando achei que já tinha visto todas as partes, ainda não tinha visto alguns detalhes. Ao olhar o todo, cada detalhe faz parte do conjunto total da imagem. Percebi que cada detalhe compõe a totalidade e dependendo do local onde se olha a imagem, acentua mais definição a outro local onde não foi colocado o foco visual, porém definiu de forma mais nítida a imagem o todo.
Quando achei que já tinha visto todas as partes, ainda não tinha visto alguns detalhes. Ao olhar o todo, cada detalhe faz parte do conjunto total da imagem. Percebi que cada detalhe compõe a totalidade e dependendo do local onde se olha a imagem, acentua mais definição a outro local onde não foi colocado o foco visual, porém definiu de forma mais nítida a imagem o todo.
Citação de Jose dos Santos da Silva em janeiro 26, 2024, 4:20 amO todo e as partes sao conceitos centrais da Gestalt por trabalhar a percepçao e a sensaçao.
Tuda vez que temos o tudo, percebamos muito mais do que as partes, sendo assim, no momento em que vemos uma perspectiva de uma gravura, a quele momento e o todo de nossa percepçao. Quando vemos em outra perspectiva, o foco muda e aquela visao e o tudo.
Esta figura passa a ser defigura e fundo.
Ao ver duas imagem distintas, no anexo, voce tera esta sensaçao.
O todo e as partes sao conceitos centrais da Gestalt por trabalhar a percepçao e a sensaçao.
Tuda vez que temos o tudo, percebamos muito mais do que as partes, sendo assim, no momento em que vemos uma perspectiva de uma gravura, a quele momento e o todo de nossa percepçao. Quando vemos em outra perspectiva, o foco muda e aquela visao e o tudo.
Esta figura passa a ser defigura e fundo.
Ao ver duas imagem distintas, no anexo, voce tera esta sensaçao.
Citação de Hans Luis de Paiva em janeiro 26, 2024, 3:21 pmAo primeiro olhar posso perceber, teoricamente um casal de idosos se olhando, mas ao prestar a atenção a os detanhes, percebo uma festa, entre três outras figuras, um cenário que conta mais ainda sobre a primeira impressão, mas de forma diferente e se relacionando.
Ao primeiro olhar posso perceber, teoricamente um casal de idosos se olhando, mas ao prestar a atenção a os detanhes, percebo uma festa, entre três outras figuras, um cenário que conta mais ainda sobre a primeira impressão, mas de forma diferente e se relacionando.
Citação de Maria de Lourdes em janeiro 28, 2024, 7:22 pmAo primeiro olhar, percebi um casal de idosos abraçados. Logo atrás uma figura iluminada em forma de vaso e mais ao fundo a percepção de uma parede decorada e alguma folhagem por cima, pendendo.
Essa seria a visão holística sob a minha percepção preliminar. Seria a Gestalt, ou Forma total.
No segundo momento, após observação mais atenta, vejo no rosto da senhora, uma pessoa da antiguidade, com uma espécie de ânfora em sua cabeça. Essas imagens agrupadas seriam o olho, curva da testa, nariz, boca e queixo. Também percebi em sua orelha um brinco em forma de garrafa.
No rosto do senhor, percebi um moço com chapéu mexicano tocando um violão, essa figura compunha o olho, a curva da testa, o nariz, a boca e o queixo do idoso. Na orelha do senhor, há uma linda jovem de cabelos escuros compridos.
Nessa figura pude constatar os princípios da forma, como: Estruturação, Segregação, Pregnância
e a Constância Perceptiva.
No segundo momento, percebi os Gestalten que formam a Gestalt na figura.
Já meu desempenho, não consigo avaliar, já que cada pessoa percebe de seu modo a mesma figura.
Ao primeiro olhar, percebi um casal de idosos abraçados. Logo atrás uma figura iluminada em forma de vaso e mais ao fundo a percepção de uma parede decorada e alguma folhagem por cima, pendendo.
Essa seria a visão holística sob a minha percepção preliminar. Seria a Gestalt, ou Forma total.
No segundo momento, após observação mais atenta, vejo no rosto da senhora, uma pessoa da antiguidade, com uma espécie de ânfora em sua cabeça. Essas imagens agrupadas seriam o olho, curva da testa, nariz, boca e queixo. Também percebi em sua orelha um brinco em forma de garrafa.
No rosto do senhor, percebi um moço com chapéu mexicano tocando um violão, essa figura compunha o olho, a curva da testa, o nariz, a boca e o queixo do idoso. Na orelha do senhor, há uma linda jovem de cabelos escuros compridos.
Nessa figura pude constatar os princípios da forma, como: Estruturação, Segregação, Pregnância
e a Constância Perceptiva.
No segundo momento, percebi os Gestalten que formam a Gestalt na figura.
Já meu desempenho, não consigo avaliar, já que cada pessoa percebe de seu modo a mesma figura.
Clique aqui e junte-se a nós!
Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱