Forum

Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumPsicanálise Integrativa: Escola Psicológica: Teoria GestaltistaDesafio
Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 39 of 47Next

Num primeiro momento, observo um homem com uma cesta na cabeça, um homem com um violão, uma moça na porta de uma escadaria, uma garrafa, um grande pano, e após um segundo momento, se destaca um idoso e uma idosa, com a nítida impressão de haver muito mais partes, porém, sem a devida percepção para observar o todo completo.

A princípio vi dois idosos um de frente ao outro,depois vi uma mulher com um vaso na cabeça e uma garrafa na lateral,do lado um homem tocando violão,no cenário do fundo parecia um palácio e uma mulher saindo de uma porta na direita.

Em um primeiro olhar vejo um senhor e uma senhora olhando - se de frente. em um segundo ângulo vejo um ambiente de uma casa com uma entrada dupla e na porta a  duas pessoas sentadas. uma tocando um violão e outra curtindo a musica.

Com certeza dá pra perceber que existem varias partes que unidas formam um todo. dessa forma podemos analisar cada parte com seu inicio e fim e ter um significado e uma percepção. e na união das partes teremos novamente um novo significado e uma nova percepção. entender o motivo de cada parte esta presente é muito importante para compreendermos o nosso eu.

Vejo 2 violeiros

 

Escola Gestaltista -Desafio

Dois velhinhos estão sentados em um banco no parque. Um deles segura um vaso pesado, concentrando-se em seu peso e textura, enquanto o outro toca suavemente um violão, produzindo melodias delicadas que ecoam pelo ambiente tranquilo.

Enquanto o primeiro velhinho sente o peso do vaso em suas mãos e a resistência ao erguê-lo, o segundo se entrega à música, deixando-se levar pelas notas que fluem de seus dedos sobre as cordas do violão.

Apesar de estarem envolvidos em atividades diferentes, os dois compartilham o mesmo espaço e momento no parque. A mulher que os observa de longe percebe a complementaridade entre o esforço físico e a expressão artística, encontrando beleza na diversidade de suas experiências.

Nessa cena, a Terapia Gestalt enfatiza a importância de reconhecer e integrar as diferentes partes da experiência humana. Cada velhinho está imerso em sua própria atividade, mas juntos contribuem para a riqueza do momento presente.

A escola gestaltista, liderada por Max Wertheimer, Kurt Koffka e Wolfgang Köhler, destaca a importância da compreensão dos processos mentais como um todo, em oposição à visão de que a mente pode ser reduzida a partes isoladas.

1. **Ênfase na Percepção e Organização Sensorial:** A gestalt psicológica enfatiza a percepção como um processo ativo e criativo, no qual as pessoas organizam estímulos sensoriais em padrões significativos, como formas, figuras e fundos. Por exemplo, na famosa ilusão de ótica do "cubo de Necker", a gestalt enfatiza como a percepção de profundidade e orientação muda conforme diferentes partes do cubo são percebidas como figuras ou fundos.

2. **Princípio da Totalidade e Princípio da Pregnância:** A gestalt defende que a experiência perceptiva tende a ser organizada de forma a ser tão significativa, simples e completa quanto possível. O princípio da totalidade sugere que percebemos objetos como unidades completas, mesmo que sejam compostos por várias partes. Já o princípio da pregnância (ou simplicidade) postula que nossa percepção tende a organizar estímulos de forma simples e coerente, buscando a menor carga cognitiva possível.

Minha percepção; ao olhar de imediato percebi uma peça parecendo uma peça de decoração, um vaso de cor marfim na imagem, num segundo momento, percebi um ambiente onde tem dois homens um tocando um instrumento e ao fundo uma mulher na porta assistindo o momento onde tem tambem o outro homem ao lado carrega na cabeça uma espécie de objetos, parecidos com sacos com coisas dentro acima do chapéu ao mesmo tempo ao lado dele uma cortina branca esvoaçante que transpassa o batente da porta com o vento, neste momento a forma de "vaso" que vi de imediato no primeiro momento; ja se torna em um faixo ou foco de luz que ilumina o ambiente dos dois homens, num   terceiro momento que olho; vejo um casal de idosos  que me mostra momento de aproximação ou intimidade se entre olhando.

É importante a identificação de cada elemento no senário, em cada parte e também no todo.

As partes  separadas nos levam para uma forma de percepção do ambiente e o todo transcende o olhar.

Na imagem do exercício proposto ao observar o TODO vejo um casal de idosos (ela com os cabelos brancos em corte chanel e ele calvo com os cabelos brancos nas laterais) frente a frente olhos nos olhos de forma serena e unidos por uma manta colorida.

Já ao observar as PARTES, do lado esquerdo existe uma mulher sentada ao lado de uma garrafa transparente, de braços erguidos aparentemente segurando algo acima do seu chapéu e em meio a uma cortina branca entreaberta. Essa mulher está sentada de frente a um homem de bigode tocando um instrumento de cordas tendo ao fundo uma mulher vestida com um vestido de cor clara saindo por uma porta de um cômodo ao fundo.

Segundo os preceitos de TODO e das PARTES da escola Gestaltista, o mundo que rodeia os indivíduos é relativo, pois as formas com que as coisas são vistas dependem além do ponto de vista, bem como da motivação do indivíduo para a apreciação. Além disso, minha observação pessoal é de que a imagem é um excelente exemplo de situação que confunde através de efeitos visuais, pois nela pode-se observar uma composição de rostos, ainda um prêmio ou um conglomerado de formas geométricas.

 

Esse tema, ou melhor, esse fragmento do estudo ainda não ficou inteiramente claro ao ponto de explanar o conteúdo. Estudarei mais livros sobre isto, para total compreensão.

PreviousPage 39 of 47Next