Forum

Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumPsicanálise Integrativa: Escola Psicológica: Teoria GestaltistaDesafio
Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 42 of 46Next

Essa figura representa claramente todo  o conceito de Max, tanto na sua essência  como em seu desdobramentos Gestaltistas. Em que a partir de uma mesma forma consigo ver o todo e também as partes que o permeia em suas diversas formas nos dando percepções diferenciadas mediante a mesma figura apresentada, assim como em.nosso cotidiano.

 

Ao olhar para a imagem, vi a imagem de perfil de 2 idosos (uma mulher e um homem), aparentemente um casal, estão de frente um para o outro. Ela possui cabelos brancos, marcas de expressão na testa, lábios enrugados e um brinco. Ele é calvo e sua orelha fica em evidência. Porém ao analisar novamente a pintura, é possível perceber que na verdade as rugas na testa da senhora formam um objeto que está sobre a cabeça de um outro personagem, o brinco na verdade trata-se de uma garrafa, os lábios da senhora correspondem às pregas de um vestido. Enquanto na face do senhor, torna-se evidente um homem tocando um instrumento de corda e em suas orelhas há um outro personagem passando por um portal. A partir dessa análise, é possível compreender a teoria Gestaltista, que afirma que o todo é diferente da soma de suas partes e que as características das partes são determinadas pelo todo.

Gisele Guimaraes has reacted to this post.
Gisele Guimaraes

Muito interessante a experiência, ao visualizar a figura como um todo vemos um casal de idosos, mas se olharmos mais minuciosamente, conseguimos ver as partes que formam o todo. São várias figuras pra formar uma, assim também, são várias as situações que formam o indivíduo.

Ao olhar vejo 1 mexicano tocando violão, 1 pessoa ao seu lado bebendo e uma mulher saindo de sua casa. Como um todo vejo um casal de idosos se olhando embaixo de uma luminária.

O casal idoso, depois os músicos e o cenário do bairro e a festa

Por partes enxergo duas pessoas conversando e tocando violão com uma mulher ao fundo observando, no todo vejo um casal de idosos que se entreolham.

primeiramente vi um casal, segundo um homem tocando violao.

No primeiro momento o perfil de duas pessoas, após analise do todo, observa-se os detalhes de uma dona e um musico o que indica que fazem  partes de um todo, isto prova de forma simples a tese apresentada no conceito da gestáltica e que confirma a veracidade da teoria, a percepção se modifica quando comparado a parte ao todo.

Meu olhar identifica um plano de festa ou comemoração, onde vejo música e apreciação. Meu segundo olhar vejo um casal experiente no qual ao longo da vida apreciou o aprendizado dos momentos.

Num todo é possível notar um casal de idosos, em parte uma mulher sentada (rosto da idosa) e um homem tocando violão (rosto do idoso). Além disso, no rosto de idoso é possível ver uma mulher à porta, como se estivessem todos em uma noite de serenata e uma garrafa à esquerda.

PreviousPage 42 of 46Next