Forum

Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumPsicanálise Integrativa: Escola Psicológica: Teoria GestaltistaDesafio
Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 50 of 52Next

O que parece ser uma imagem ou ilustração onde, à primeira vista, se vê um casal de idosos em primeiro plano. No entanto, ao observar mais atentamente, percebes figuras adicionais que podem representar duas mulheres e um homem, situados num ambiente que parece ser uma grande casa com cortinas.

Vejo um casal olhando um para outro como tbem dois personagens  de chapeu uma garrafa de bebida.

Lógico  que a percepção  de cada um vai ser diferente nas pastes do que no todo

Sim, já tive experiência de ter uma certa percepção e depois mudei o ângulo, e minha percepção mudou, nas figuras, percebi uma mulher sentada no rosto da mulher e um tocador de violão no rosto do homem e tinha também uma mulher em uma janela, a princípio o que eu via eram os dois rostos se olhando, mais fui observando a fundo e vi o que citei acima.

É uma linha de pensamento dentro da psicologia.

O todo faz parte das partes ambas precisa uma da outra para forma o conceito

Baseada na ideia da compreensão da totalidade para que haja a percepção das partes.

Analisando as partes vejo 2 homens um com instrumento musical e olhando o todo vejo um casal de idosos .

A psicologia da Gestalt é uma escola de pensamento que analisa a mente e os comportamentos humanos como um todo. Ao tentar entender o que nos rodeia, o que a Gestalt sugere é que não nos concentremos em cada componente pequeno, mas sim em como eles interagem uns com os outros, em sistemas complexos.

A Teoria da Gestalt estuda a percepção e a sensação do movimento, os processos psicológicos envolvidos diante de um estímulo e como este é percebido pelo sujeito.

Ao verificar a figura como um todo percebo a figura de um casal de idosos, quanto às partes vejo dois tocadores de violão num cenário bucólico.

Acho bem interessante usar imagem como forma de terapia, e muito comum pelo menos comigo, ver algo de relance imaginar algo e quando observa melhor e outra coisa totalmente diferente, ou seja, o cerebro faz o individuo enxergar a imagem ou um todo de acordo com os seus conhecimentos e seu estado mental.

PreviousPage 50 of 52Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱